Orgulho!

Orgulho!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O ÚLTIMO PRACINHA

O último ex-expedicionário da guarnição de Cachoeira do Sul chama-se Enedino Elesbão e vai desfilar no dia 7 de Setembro.





Enedino, Etvin e Abrilino (os dois últimos falecidos recentemente)


A COBRA VAI FUMAR, símbolo e grito de guerra dos expedicionários brasileiros.



Leio tanto sobre guerras e batalhas que a cada dia penso ser impossível que haja paz no planeta.
Uma delas nos é muito cara, a Segunda Guerra Mundial pelas dimensões alcançadas.

Segundo Voltaire Schilling, "a Segunda Guerra Mundial, iniciada setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes (direta ou indiretamente). O número de mortos superou os cinqüenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.

É difícil de calcular quantos outros milhões saíram do conflito vivos, mas completamente inutilizados devido aos traumatismos psíquicos a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo permanente). Outra de suas características, talvez a mais brutal, foi a supressão da diferença entre aqueles que combatem no fronte e a população civil na retaguarda. Essa guerra foi total. Nenhum dos envolvidos selecionou seus objetivos militares excluindo os civis.

Atacar a retaguarda do inimigo, suas cidades, suas indústrias, suas mulheres, crianças e velhos passou a fazer parte daquilo que os estrategistas eufemisticamente classificavam como "guerra psicológica" ou "guerra de desgaste". Naturalmente que a evolução da aviação e das armas autopropulsadas permitiu-lhes que a antiga separação entre linha de frente e retaguarda fosse suprimida".





O Brasil enviou à Itália em julho de 1944, 25.334 expedicionários. Destes, 943 morreram e 4000 ficaram feridos durante os onze meses de campanha.


Abrilino e Enedino



O 3º BEC homenageou o último pracinha e todos os demais expedicionários com placas, não diria comemorativas e sim, reflexivas.


Abrilino e Enedino


Abrilino, Enedino e Etvin



Canção do Expedicionário com Letra de Guilherme de Almeida e música de Spartaco Rossi

Ex-expedicionários Enedino, Abrilino e Etvin (da esquerda para a direita) recebem lembranças dadas pelo 3º Batalhão de Engenharia e Combate.

OBS: Os nomes completos dos pracinhas falecidos que acompanhavam Enedino José Elesbão na foto são: Abrilino Luiz de Melo e Etvin Schultz.
As fotos foram gentilmente cedidas pelo Setor de Relações Públicas do 3º BEC, de Cachoeira do Sul.

2 comentários:

  1. Dei uma olhada geral no Blog. As fotos ficaram muito boas. Só o nome do Sr. Etvin aparece errado na penúltima foto. Abraços. Sgt Friedrich.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sgt Friedrich, pela correção.
    Professora Renate

    ResponderExcluir