Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DOIS POETAS

Fernando Melo, militante comunista e natural de Pelotas, deixou uma obra póstuma, a novela "Os fios telefônicos" escrita em 1948, um ano antes portanto, de ser assassinado. Foi publicada pela Editora Universitária da UFPEL. Seus assassinos nunca foram punidos.
Fonte: UFPEL

Leonor Scliar Cabral é doutora em Linguística pela USP, Professor Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montreal. Possui dezenas de de títulos e trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
Fonte: CNPQ

Seu marido, Plínio Cabral, jornalista, bacharel em Direito e publicitário. Foi militante comunista (marxista-leninista) e stalinista feroz até a medula. Natural de Santa Maria, foi repórter de Libertação (1945) órgão da intelectualidade do PCB. Foi também repórter da revista Horizonte entre 1949 e 1958. De repente trocou de lado, aliou-se ao que havia de mais reacionário no Estado e ajudou a preparar o Golpe de 1964. Foi premiado com o cargo de Chefe da Casa Civil do governo Ildo Meneghetti (1963-1965). Publicou, ainda, Política Sem Cartola Rio de Janeiro: Record Editora, onde ataca seus antigos companheiros.

Fonte: Dicionário Ilustrado da Esquerda, João Batista Marçal e Marisângela Martins, Editora Livraria Palmarinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário