Orgulho!

Orgulho!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A CABANA POSITIVISTA CORRE PERIGO!


Foto: cortesia COMPAHC. Entrada da fazenda de Borges de Medeiros em Irapuazinho, município de Cachoeira do Sul

Recentemente a Patrícia Miranda, do Jornal do Povo juntamente com a funcionária Elisabete Farias da Silva, do Museu Municipal Edyr Lima, estiveram na Fazenda de Borges de Medeiros, fazendo um minucioso levantamento fotográfico do local.
O prédio principal, o interior, as benfeitorias, nada escapou das lentes curiosas dos visitantes.
As fotos foram, posteriormente, encaminhadas ao COMPAHC que enviou aos conselheiros imagens da gravidade dos danos, decorrente do abandono do patrimônio e da memória do Rio Grande do Sul.
Aparentemente estas imagens, transmitem normalidade.
Porém, a fazenda está semi-abandonada e entregue ao tempo, ao Minuano e às lembranças de uma época inquieta.



Foto: cortesia COMPAHC. Fazenda de Borges de Medeiros

O ex-governador positivista Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961), governou em dois longos períodos, de 1898 a 1908 e de 1913 a 1928. Em 1932 apoiou a Revolução Constitucionalista dos paulistas contra o presidente Getúlio Vargas, seu ex-companheiro do PRR.
Herdeiro político de Júlio de Castilhos, foi o mais importante político gaúcho da República Velha (1930-1945) e responsável pelo domínio do Partido Republicano Riograndense - PRR - durante mais de 40 anos na política gaúcha.
Do tempo de Borges foram criadas a Faculdade de Medicina (1898) e o Instituto de Agronomia (1899), que mais tarde foram reunidos e originaram a UFRGS.
Também encampou a Viação Férrea e o Porto de Rio Grande em 1920, que passou para o controle do governo gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário