Orgulho!

Orgulho!

terça-feira, 10 de abril de 2012

TITANIC - XII PARTE

Corpos recolhidos no paquete Carpathia

Ambos os escaleres arrancaram, de volta. Ao longe descortinávamos o descomunal navio embalando-se escassamente na ondulação; e dele se não depregavam os nossos olhos que ardiam: ali estava a nossa salvação! Ali a segurança, o calor, a vida! Não seria um sonho?


Foram tiradas 20 mil fotos em quatro dias de 1985 por um submarino não tripulado

No êxtase do livramento, o horrível queimar dos membros gelados, os repelões atrozes do estômago exausto, a febre abrasadora, tudo se nos dissipava na deslumbrante visão do paraíso prometido, que para nós era aquele vapor.

Eis-nos chegados finalmente!
"O último cardápio"

Oh desgraça! Ainda é preciso aguardar aqui, às abas deste penhasco inacessível! Reparem: doze metros de ascensão ao longo desses costados, alando à vez todos os que vieram nos batéis de salvação antes de nós. Escaleiras de acostagem, nem sombra delas; porque os transatlânticos, como nos grandes portos não abordam nunca aos molhes, só levam consigo pontes volantes. Alguns homens menos extenuados vão-se valendo das escadas de corda que lhes deitam; mas para a turba dos fracos utilizam-se todos os meios fortuitos, que são cada vez mais vagarosos, ao que se nos afigura.

"Enquanto a proa estava relativamente bem preservada, a popa parecia ter sido severamente danificada ao bater no solo do oceano. Os destroços estavam esparramados ao longo de 600 metros, separando a proa da popa". (Discovery Channel)

Descorçoado com a espera interminável, lancei mão duma escada de corda que passava ao meu alcance e comecei a trepar à força de punhos. Mas logo dei um tombo com todo o peso: os pés de enregelados tinham anquilose!

Nenhum comentário:

Postar um comentário