Orgulho!

Orgulho!

domingo, 8 de abril de 2012

TITANIC - VII PARTE

Todavia, para depois d'isso é que nos estava reservado o extremo do horror!
Os centenares de aberturas iluminadas, que até ao último segundo faziam do transatlântico moribundo uma vasta capela ardente, apagados estavam para todo o sempre, deixando-nos sumidos nas trevas, no meio da imensidade glacial daqueles mares: e então começou o terrífico assalto dos clamores!

Imagem: Maritime Quest

Mil e sescentas pessoas arrojadas cegamente no mar, trevariadas à primeira sensação da morte iminente pela água gelada, frenéticas com o desespero duma situação irremediáavel, gritavam por socorro, lançavam pragas, suplicavam, amaldiçoavam! E era na serenidade da noite ironicamente plácida , por sobre o rolo das ondas a cobrir-lhes o canto monótono, uma onda contínua de gritos, que vinha de todos os lados temerosa e rija, alteando-se em ímpetos de raiava, espadanando até nós e rebentando em borbotões estridentes e confusos, supremo protesto de vida em frente da morte. Essa onda só a entrecortavam, a trechos, os gemidos mais agudos dum naufragante que se acabava de submergir ou as sentidas orações dum crente que ainda, apesar de tudo, tinha uma esperança.

Imagem: Maritime Quest

Para a maior parte, porém de tantos infelizes tardou em vir a última agonia, por isso que andavam quase todos boiando com cinto de salvação: trágica ironia da previdência humana, que servia só para lhes prolongar o incomportável suplício!
Pouco a pouco a tremenda grita foi abrandando, o coro enrouquecido dos desesperados extinguiu-se. Só, de longe a longe, vinham alguns gritos perdidos, qua ao passarem nos arrepiavam e lás iam repercutindo sobre as ondas distantes, até que se perderem na calada da noite.
Finalmente, mais nada. O frio das águas polares acabara sua obra de morte.

Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário