Orgulho!

Orgulho!

sábado, 6 de novembro de 2010

ESCOLA BORGES DE MEDEIROS VISITA MUSEU DO TREM


No dia 17 de novembro as turmas 81, 82, 71 e 72 (oitavas e sétimas séries) da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros realizaram viagem de estudos à cidade de São Leopoldo para visitar a Casa do Imigrante, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. e o Museu do Trem.


A antiga estação ferroviária de São Leopoldo foi a primeira estação construída no Rio Grande do Sul.


Em 9 de março de 1985, o prédio foi transformado em Centro de Preservação da História da Ferrovia no Estado, o Museu do Trem.


Preserva a história, maquinário, utensílios e equipamentos utilizados nos trens de carga e de passageiros.


Em 1869, houve uma concorrência para decidir quem seria responsável pela implantação da estrada de ferro no trecho de São Leopoldo até a Capital.


A empresa "The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited", incorporada pelo inglês John Mac Ginity, venceu o projeto que deu início às obras da primeira ferrovia do Estado.


Assim, a Assembleia Legislativa decretou a Lei 685, aprovando contrato com os britânicos e, em 26 de novembro de 1871, foi lançada a pedra fundamental da futura estação de São Leopoldo.


Então, em abril de 1874 foi inaugurada a secção da estrada compreendida entre a capital e São Leopoldo, com uma extensão de 33.756 metros.


A estrutura para a construção das estações de São Leopoldo e de Porto Alegre foi TRAZIDA DA INGLATERRA, chegando em São Leopoldo pelo Rio dos Sinos.


Interessante destacar que, pelo medo de índio e flechas incendiárias, a estação veio com suas paredes recobertas por uma capa de zinco.


Em 1976 foi criado o Museu do Trem num convênio entre a R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e o Museu Municipal Visconde de São Leopoldo, porém apenas na década de 1980 a Estação de São Leopoldo foi desativada.


Em 1982, a R.F.F.S.A. retoma o Museu, iniciando um longo processo de restauro a fim de recuperar a Estação e deixá-la como era originalmente. No ano de 1985 foi criado o PRESERVE junto ao Setor Geral de Preservação do Patrimônio da R.F.F.S.A. e inaugurado o Museu do Trem como Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul.


Em 02 de outubro de 1990 houve o tombamento do Sítio Histórico realizado pelo IPHAE. O Museu do Trem assim está sob guarda do Município de São Leopoldo, sendo que com a extinção da Rede Ferroviária, o acervo foi transferido para o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Texto: "Museu do Trem"
Secretaria Municipal de Cultura
São Leopoldo - RS
Folder


2 comentários:

  1. Perzados Professores e Alunos da EE Borges de Medeiros,
    Nós do Museu do Trem nos sentimos muito honrados em ver a matéria detalhada e registrada , sobre o nosso Museu de forma tão interessante, de leitura fácil e instrutiva e carinhosa como foi essa homenagem ao nosso trabalho. Parabéns aos professores e alunos da escola e a Renate Aguiar por esse maravilhoso post.

    ResponderExcluir
  2. Ao Museu do Trem!
    Nossa viagem cultural foi 10!
    Utilizei as informações contidas no folder distribuído aos visitantes no post.
    Elas estão, como já foi dito por vocês, escritas de forma muito acessível e instrutiva.
    A mensagem de carinho e incentivo de vocês também foi 10!
    Acabei de escanear a capa e a contra-capa do folder e inseri no post. Ficou melhor pois na contra-capa constam os horários de visitação.
    Retornaremos no próximo ano!
    Saudações,
    Professora Renate E. S. Aguiar, Maria Terezinha Souza e Carmem Otília Vivian Martins, da Escola Borges de Medeiros, Cachoeira do Sul, RS.

    ResponderExcluir