Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ATÉ HOJE ME PERGUNTO: POR QUÊ?

No aristocrático bairro Rio Branco, próximo ao Templo Martin Luther (do outro lado da rua), existe uma antiga e majestosa morada, pertencente à Família Wilhelm.


Esta foto pertence ao álbum da Corsan e é de 1924. Hoje o álbum está sob a guarda do Museu Municipal Patrono Edyr Lima.
Em 1924 esta rua chamava-se Venâncio Aires, hoje é a Av. Presidente Vargas. A imagem relaciona-se com a construção da rede de abastecimento de água e com o posterior calçamento da rua.



Esta bela foto guardada no museu mostra a D. Lya Wilhelm sentada no parachoque do carro e seu irmão Rolf sentado no muro da casa. Reparem na imponência dos dois pinheiros e na sofisticação da iluminação da época.
Foto: cortesia Museu Patrono Edyr Lima



Outra bela vista da morada. E os pinheiros? Maravilhosos!
Foto: cortesia Museu Patrono Edyr Lima



Foto: cortesia Museu Patrono Edyr Lima


E numa noite, há uns doze ou treze anos atrás, um vândalo (ou mais) colocou fogo nos dois pinheiros. As tochas incandescentes danificaram toda a vegetação circundante e a fachada da casa. Nada restou. Os dois tocos fumegantes deixaram a cidade indignada e envergonhada com o ataque covarde.


Passando pelo local, como faço todos os dias, volta e meia me recordo do cartão postal que um dia foi completo, enchendo de charme o quarteirão e de beleza o bairro e a cidade.
Com o afundamento do terreno e pela acomodação da terra, eis que nesta semana vislumbrei esta cicatriz ... É possível que ela esteja ali há alguns anos. Tanto faz ...



O toco jaz testemunha da insanidade da ação. Se parece a um periscópio tentando inutilmente identificar seu algoz.
Até hoje me pergunto, por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário