Orgulho!

Orgulho!

sábado, 12 de setembro de 2015

NO BRITISH MUSEUM A ENTRADA É GRATUITA!

Aqui cá com os meus botões, muitas vezes "xinguei" a Grã-Bretanha pelos "butins" rapinados das terras das suas ex-colônias, butins estes carregados para o Museu Britânico e outros.
Butins do Egito, da Grécia, da Mesopotâmia ...
Mas agora serei sincera e humilde para reconhecer que:

SE NÃO TIVESSEM OCORRIDO TAIS FATOS, os objetos transferidos dos sítios arqueológicos supracitados, hoje horrendamente devastados pela guerra, pelo fanatismo e por fundamentalismos, e por INTERFERÊNCIAS IMPERIALISTAS, TALVEZ NÃO EXISTISSEM MAIS!


Leão proveniente do Mausoléu de Halicarnasso, Ásia Menor
Túmulo Monumental erigido em Halicarnasso por Artemísia para Mausolo.
Uma das sete maravilhas do mundo, foi obra dos artistas mais famosos da época;
arquitetos: Píteos e Satiros
escultores: Escopas, Briáxis, Leócares e Timóteo.
Fragmentos dos leões provenientes do Mausoléu de Halicarnasso
Crédito das duas imagens: Cícero Vicente Schmidt
Estes dois fragmentos estão no Museu Britânico, British Museum. Curiosamente a entrada do museu é GRATUITA! 
No entanto é preciso ficar atento aos horários. Às 17h30 ele fecha. Às 17h as alas começam a ser fechadas. Quem chega em cima do laço (mania de brasileiro) pode perder de apreciar as high lights como a Pedra de Roseta e o Cilindro de Ciro.

Mausolo, (o que foi enterrado no mausoléu), foi sátrapa da Cária (377-353 a.C), filho e sucessor de Hecatomnos. Participou da revolta dos sátrapas de 362. Estendeu sua autoridade sobre os habitantes de Rodes, Cós, Mileto e Quio., como também sobre os lícios, tornando-se, posteriormente, dinastia independente; aumentou e embelezou Halicarnasso, sua residência. Sua irmã e esposa (???), Artemísia, mandou construir-lhe um célebre túmulo, chamado Mausoléu.

Ruínas do Mausoléu de Halicarnasso. Hoje é a cidade de Bodrum, Turquia.
Para esta cidade acorrem todos os dias, refugiados provenientes principalmente da Síria. Bodrum foi o triste cenário do afogamento do menino Aylan, do seu irmão Galip e de sua mãe, que morreram tentando fugir de Kobane, Síria, cidade devastada pela guerra. Atualmente Kobane está em mãos curdas, mas até quando? A cidade foi completamente destruída.
Era uma vez uma MARAVILHA chamada PALMIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário