Orgulho!

Orgulho!

sábado, 5 de setembro de 2015

Morre o historiador, escritor e professor Joel Rufino dos Santos

O Professor Joel Rufino dos Santos morreu na manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, aos 74 anos.
Autor de mais de 50 livros de ficção e não ficção, Rufino escrevia para adultos, jovens e crianças, e foi indicado mais de uma vez ao Prêmio Hans Christian Andersen, o Nobel da literatura infantil. Seu ativismo no movimento negro foi destacado pela presidente da ONG Crioula e membro Conselho Nacional de Igualdade Racial, Lúcia Xavier.


Nascido em Cascadura, RJ, era filho de pernambucanos. Cursou na antiga Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, onde começou a carreira como professor. Foi um dos coautores da História Nova do Brasil, uma marco da historiografia brasileira. Durante a ditadura militar, exilou-se na Bolívia e depois no Chile. Voltou ainda na ditadura clandestino e foi preso três vezes.

Com a Lei da Anistia, foi reintegrado ao Ministério da Educação e convidado a dar aulas na graduação da Faculdade de Letras e, posteriormente, na pós-graduação da Escola de Comunicação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Obteve da universidade os títulos de Notório Saber e Alta Qualificação em História e Doutor em Comunicação e Cultura. Recebeu também, do Ministério da Cultura, a comenda da Ordem do Rio Branco, por seu trabalho pela cultura brasileira.

Fonte: Jornal Correio do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário