Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RUDI STEPHAN, O JUNGDEUTSCH QUE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA LEVOU!

RUDI STEPHAN, o promissor músico alemão do movimento - Jungdeutsch, proto-modernista, influeciados pelo romantismo de Richard Strauss e o impressionismo de Debussy.


À medida que vou descobrindo 'coisas', acabo tendo alegrias e tristezas. Ao pesquisar sobre a Filarmônica de Berlim, o seu (futuro) regente (a partir de 1918), o russo Kyrill Petrenko, citou um nome que segundo ele, era muito pouco conhecido por ter morrido precocemente - Rudi Stephan.
Morrido?
Ele foi 'matado' na estúpida Primeira Guerra Mundial, aos 28 anos!
Rudi nasceu na Wormser Luisenstrasse, Worms, Renânia Palatinado,Alemanha em 29 de julho de 1887.
Estudou música, incentivado pelos pais,  em Munique e como incontáveis jovens, Rudi apresentou-se ao serviço militar da Primeira Guerra Mundial.
Quatro semanas mais tarde, ele caiu em Tarnopol, Galícia, em 29 de setembro de 1915.
Desde a tenra idade, o jovem compôs os primeiros "Stücke für ..", como ele intitulou simplesmente todas as suas obras. 
Stephan criou canções , obras instrumentais e também uma ópera. 
Depois de sua morte prematura e estúpida (no cômpito duma guerra ele foi só um número, uma estatística), seu pai Charles levou as composições originais inéditas para a biblioteca da cidade de Worms para custódia.
E então anos mais tarde adveio uma guerra ainda mais terrível. Em 1945 seus manuscritos foram destruídos por um bombardeio da Grande Aliança, restando somente algumas obras.
Em 2015, Worms marcou o 100º aniversário do seu homônimo e o Rudi-Stephan Gymnasium lançou uma série de concertos em cooperação com a cidade de Worms e sua sociedade de músicos.

Rudi Stephan, o jovem e promissor músico da nova geração alemã, morto na I Guerra Mundial com uma bala na cabeça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário