Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A EXECUÇÃO DE UM HOMEM SÁBIO!

O arqueólogo Khaled al-Assad e suas 'relíquias' de Palmyra


          Estou absolutamente chocada e deprimida com as notícias que chegam a todo momento do Berço da Civilização. Igualmente incomodada com a imobilidade da ONU, da UNESCO, dos países poderosos desse planeta, que absolutamente NADA FAZEM para conter a matança de inocentes e a destruição de tesouros da humanidade insubstituíveis.
          Já não bastaram as perdas absurdas da II Guerra Mundial e de outras como a do Vietnã que reduziu a quase poeira a cidade histórica vietnamita de Hue. Somam-se às tragédias provocadas pelo homem as catástrofes naturais que dilapidam se dó ou piedade nosso passado. 
          O arqueólogo Khaled al-Assad foi interrogado durante um mês (alguém sabia que este fato estava acontecendo?) juntamente com seu filho Walid, atual diretor de antiguidades de Palmyra, para que revelassem o local onde haveria uma boa quantidade de ouro escondida.
          Kalid foi libertado devido a ser possuidor de uma doença crônica, entretanto seu pai foi executado publicamente de forma horrenda: decapitado e dependurado num poste.
          Graças a este senhor de 82 anos e aos seus filhos inclusive Walid, cerca de 400 peças antigas puderam ser SALVAS da horta de fanáticos sádicos fundamentalistas.
           Décadas à frente deste sítio arqueológico tombado pela UNESCO (faltou proteger), tornou-se um especialista que lia as escritas antigas deixadas pelos ancestrais.
           Na imagem acima é visível a expressão de orgulho e alegria no brilho do sorriso de Khaled, diante dos belíssimos bustos esculpidos.
           Palmyra é um oásis no deserto da Síria, a nordeste de Damasco, contém ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo.
           Nos século I e II, Palmyra juntou as técnicas greco-romanas com as tradições locais, enriquecidas pela influência persa.
           Por que essa passividade dos poderosos?
           Covardia? Não há petróleo em Palmyra? Ou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário