Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O homem do 3º milênio está destruindo o 'Berço da Civilização'

OS TESOUROS ARQUEOLÓGICOS DA SÍRIA

Tomada  de  Palmira  pelo  "Estado  Islâmico"  desperta preocupação  internacional!

Os caminhos de Palmira

Túmulos em Palmira

Palmira, parte da província romana da Síria durante o
governo de Tíbério (14-37 d.C). Esta avenida marcada por
colunas, tem quase um quilômetro de extensão e foi
foi construída no século II d.C. Na entrada está o
Arco
de Adriano




No meio do deserto da Síria ficam as ruínas da antiga cidade de Palmira, que em tempos passados floresceu graças ao comércio. 

Por centenas de anos, caravanas de comerciantes passaram pela cidade, seguindo a chamada Rota da Seda, que ia até a China.

Quando os tempos áureos viraram história, as areias do deserto acabaram tomando conta a cidade.

    
Teatro em Palmira onde eram encenadas peças
orientais (em aramaico) e também nele
aconteciam lutas entre gladiadores.

"Queda de uma civilização"
        Segundo o criador do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdulrahman, os combatentes do "Estado Islâmico" teriam chegado ao sítio arqueológico da antiga cidade de Palmira nesta quinta-feira, cedo da manhã, mas não há informações sobre atos de destruição no local.

        Organizações internacionais temem que o local, famoso por suas colunas romanas erguidas há 2 mil anos, tenha o mesmo destino de cidades históricas destruídas pelos terroristas no Iraque.

        As ruínas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A agência das Nações Unidas descreve o local como um cruzamento entre o Império Romano, a Índia, a China e a Pérsia antiga e um testemunho da diversidade da herança cultural da humanidade.

        O responsável pelo patrimônio histórico da Síria, Mamoun Abdulkarim, disse ter perdido as esperanças após a conquista dos terroristas. "Essa é a queda de uma civilização. A sociedade civilizada perdeu a batalha contra a barbárie", declarou.
Fonte: Deutsche Welle

APAMEA
Síria
Colunas brancas brilhantes e ruas pavimentadas

Belos mosaicos
Apamea, a antiga “Cidade Tesouro”, fica às margens do Rio Orontes, na Síria. Ela já foi a casa dos reis do Império Selêucida e mais tarde abrigou os romanos, chegando a ter uma população de 500 mil habitantes. Mais de um milênio depois, ergueu-se novamente, agora como uma base durante as Cruzadas. Suas magníficas ruas pavimentadas, belos mosaicos e colunas brancas brilhantes esculpidas com intrincados desenhos eram um espetáculo. Sua longa história fez dela um dos mais importantes sítios arqueológicos do Oriente Médio.

Durante o atual conflito na Síria, Apamea foi danificada de tal forma que muitos historiadores acreditam que nunca poderá ser restaurada! Não só a cidade foi devastada por bombardeios, também houve aqueles que se aproveitaram do caos para saquear o local, roubando seus tesouros. O lugar encontra-se agora devastado, suas colunas foram quebradas e seus mosaicos, destroçados.
Um dos mais importantes sítios arqueológicos do Oriente Médio




Nenhum comentário:

Postar um comentário