Orgulho!

Orgulho!

sábado, 2 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO NA CASA DE CULTURA

Uma viagem de trem ao passado de Cachoeira

Exposição de Renate Aguiar e Claiton Nazar relembra os tempos em que o trem 
passava no centro da cidade
Claiton Nazar e Renate Aguiar com os painéis fotográficos que contam a história da ferrovia em Cachoeira do Sul 
Claiton Nazar e Renate Aguiar 
com os painéis fotográficos que contam a história da ferrovia em Cachoeira do Sul
A nova geração, acostumada a viajar de carro, ônibus, moto e até de avião, talvez não saiba que o trem já passou pelas principais ruas de Cachoeira do Sul, como a 7 de Setembro e a Saldanha Marinho, levando e trazendo passageiros e encomendas. A exposição “Estação Ferroviária - Marco de transformação urbana” ajuda a resgatar esse momento histórico da cidade através de fotos, objetos e reportagens dispostas no hall da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha até o final deste mês.
A mostra é resultado do trabalho de pesquisa de dois apaixonados pelo assunto, a professora de História Renate Aguiar, 53 anos, e o engenheiro agrônomo Claiton Nazar, 57 anos. Eles garimparam imagens e informações com o objetivo de revelar o passado aos mais jovens e alertar sobre a importância de preservar o já degradado prédio da desativada Estação Férrea de Ferreira.
A exposição tem 60 fotos. A mais antiga delas, datada de 1900, mostra o extinto prédio da Estação Férrea da Rua 7 de Setembro, onde hoje está a Praça Honorato de Souza Santos. O prédio foi construído em 1883 e demolido em 1975. Nazar lembra que Cachoeira do Sul fez parte da rota Porto Alegre/Uruguaiana, que atravessava o Rio Grande do Sul de leste a oeste, colaborando com o progresso econômico cachoeirense. “Tínhamos um grande centro orizícola e o maior parque industrial da América Latina. Nossa agricultura e maquinários aqui produzidos eram levados de trem para os grandes centros”, destacou Nazar.
BECO DOS TRILHOS - Renate destaca que o trem passava pelo Centro e pelos bairros da cidade, como o Santo Antônio e o Rio Branco, que até hoje têm áreas conhecidas como Beco dos Trilhos devido aos trilhos do trem. “Infelizmente, a cidade não preservou a sua estação central, que poderia ter sido transformada em um centro cultural. A Europa, que é uma referência de história e desenvolvimento, convive até hoje com os seus trens”, observa a professora.

Ferroviários que trabalharam na estação cachoeirense foram à exposição
Antônio, Irtosalem, Ornato e Eroni prestigiaram a abertura dando uma "cor" a ela toda especial

ATENÇÃO

A mostra foi aberta na tarde de quarta-feira e contou com a presença dos ex-ferroviários Antônio Siqueira, 81 anos, Irtosalem Teixeira, 63 anos, Ornato Mazuim, 63 anos, e Eroni da Silva, 71 anos. Eles ficaram encantados e saudosos ao conferir os detalhes da mostra. As fotos da exposição fazem parte do acervo do Museu Municipal, do Arquivo Histórico Municipal e do arquivo de pessoas da comunidade e dos mentores da exposição, Renate Aguiar e Claiton Nazar.

Trem chegando em Cachoeira do Sul no tempo da estação no centro da cidade

IMPORTANTE

A exposição “Estação Ferroviária – Marco de transformação urbana” faz parte da programação da 10ª Semana Nacional de Museus. O Museu Municipal de Cachoeira do Sul participa deste evento pelo quarto ano consecutivo e organizou atividades diversificadas para marcar as comemorações em homenagem ao Dia Mundial do Museu, que transcorre nesta sexta-feira. Na última terça-feira, foi exibido o DVD “Cachoeira 100 anos depois” e aberta a exposição “Fotografia”, com imagens da cidade expostas no Museu. Nesta sexta-feira, às 15h, será feito o lançamento e exibição do DVD “Detalhes do tempo”, de Nelda Scheidt, na sala 2 do Museu. O evento será aberto gratuitamente ao público.

Jornal do Povo, 18 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário