Orgulho!

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sábado, 2 de junho de 2012

Foto superior: Estação Cachoeira por volta de 1900 (Museu Municipal)
Foto inferior: Estação Ferreira, data desconhecida (COMPAHC)


NOSSA ESTAÇÃO CACHOEIRA 
ESTÁ INSERIDA NESTA

BREVE LINHA DO TEMPO
1845
Ano da Lei Bill Aberdeen que permitia aos ingleses interromper o fluxo de navios negreiros provenientes da África para a América. Autorizava a Marinha do Reino Unido a interceptar os navios negreiros brasileiros e submetia suas tripulações a tribunais.
1850
Em 1850, seria aprovada a Lei Eusébio de Queiroz, proibindo o tráfico de escravos no Brasil. O efeito imediato desta lei é liberar recursos de capitais antes investidos nessa atividade. É deste ano o início da implantação do transporte ferroviário, período em que o Império procura consolidar-se enquanto nação unificada e desvinculada de Portugal.
1854
Inaugurada no Rio de Janeiro a primeira estrada de ferro do Brasil, empreendida pelo industrial nascido no Rio Grande do Sul, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
1855
O Império organiza a empresa Estrada de Ferro Dom Pedro II.
1858
A rede ferroviária já conta com seus primeiros 48 quilômetros
1866
Início da história ferroviária no Rio Grande do Sul
1870
Incorporada na Inglaterra a empresa “The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited” com ações lançadas no mercado londrino
1874
Inauguração da primeira seção da estrada de ferro compreendida entre Porto Alegre e São Leopoldo. Extensão: 33.756 metros. É a primeira ferrovia do Rio
Grande do Sul
1877
Início das obras da Estrada de Ferro Porto Alegre - Uruguaiana
1883
CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO FÉRREA DE CACHOEIRA DO SUL, como parte da primeira seção Porto Alegre - Uruguaiana
1884
A Estrada de Ferro Rio Grande – Bagé inaugura seu primeiro trecho. O traçado pretendia interligar Rio Grande,  Pelotas e Bagé
1885
A ferrovia prossegue rumo a oeste. Neste ano atinge Santa Maria
1885
13 de outubro. CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE FERREIRA
1894
Estabelecida ligação ferroviária com Cruz Alta a partir da capital
1910
A mesma ferrovia atinge a fronteira norte do do Estado, no ponto do atual município de Marcelino Ramos, passando por Passo Fundo
1916
Olavo Bilac chega em viagem de trem a Cachoeira do Sul para conferências cívicas e literárias
1920
Criação da Viação Férrea do Rio Grande do Sul
1922
A expansão da estrada Porto Alegre – São Leopoldo  atinge o município de Canela
1959
Extinção da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e encampação pela Rede Ferroviária Federal
1973
21 de maio. Inauguração da nova gare da RFFSA no bairro Oliveira

1974
7 de janeiro. Inauguração da Variante de Cachoeira do Sul.
1974
Jornal do Povo: 22 de dezembro. A iminente compra da área da RFFSA é considerada vitória de Pedro Germano
1975
Jornal do Povo: 17 de abril . Poder Executivo cachoeirense mobiliza-se para adquirir junto à RFFSA a área da antiga Estação Ferroviária
1975
Jornal do Povo: 22 de maio. Confirmada a aquisição da Estação Ferroviária com 20% de entrada do valor e o restante em 60 parcelas
1975
1º de junho. Prefeitura inicia obras na área que pertenceu à Viação Férrea. Manchete do jornal: “Obras Iniciam Amanhã”.
Em tese, é a data do início do processo de retirada do trilhos e demolição da Estação Cachoeira e de todas as construções que compunham o espaço.
1975
Em tese, é a data/ano do início e da conclusão do processo de retirada dos trilhos e demolição da Estação Cachoeira e de todas as construções que compunham o espaço.
1991
Desativada a linha Porto Alegre - Uruguaiana
1992
A Rede Ferroviária Federal é incluída no Programa Nacional de Desestatização do governo Fernando Henrique Cardoso.
1993
Permanecia ativa somente uma linha, que saía de Porto Alegre às 8 horas e 20 minutos passando por Cachoeira às 15 horas, com destino a Livramento.
1996
Passagem do último trem. Os trens húngaros são desativados.
1996
a 1998
Privatização da Rede Ferroviária Federal. Transferência de sete malhas ferroviárias para a iniciativa privada
Pesquisa: Renate Elisabeth Schmidt de Aguiar
 

 
 
Fotos: arquivo Anita Grohs (1975)
Situação: demolida


Foto: COMPAHC (junho de 2010) 
Situação: ainda em pé, alvo de vandalismo
Pode ser salva? PODE!

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