Orgulho!

Orgulho!

sábado, 9 de junho de 2012

A página da História que nunca será virada

Neste final de semana, o jornalista Leandro Cruz, colunista do Jornal do Povo, carregou nas tintas dos seus escritos produzindo um texto forte sob o título: Brasil: Reich de mentiras e ignorância
Não pretendo comentá-lo até porque que cada um tire suas próprias conclusões, todos são "alfabetizados". 
Penso apenas, que nada do que veio ao mundo depois pode ser comparada à tirania nazista.
Contudo, ao ler o título do texto e o próprio, lembrei-me de um DVD que foi a mim emprestado há quase um ano atrás, Arquitetura da Destruição (Architektur des Untergangs), de Peter Cohen com narração do ator Bruno Ganz (o mesmo que faz o papel de Hitler no ótimo filme "A Queda" (terríveis, mas recomendo ambos). 
Continuando ...
Por acaso recebi há poucos dias do pesquisador Professor Brenner, de Santa Maria, esta "interessante" tira garimpada por ele no Arquivo Histórico de Santa Maria. É de "arrepiar"!
Tira: pesquisador e professor José Brenner


E com o tempo disponibilizado pelo feriado e no intervalo do livro que tem aumentado o volume de cãs da autora, deparei-me com mais algumas fotos antigas do meu arquivo, sobre as quais eu ainda não havia me debruçado. Encontrei esta bela fotografia de 1937, no Cais do Porto em Porto Alegre: meu pai acompanhado de duas de suas quatro irmãs. Num olhar mais atento e o que vejo tremulando lá no alto do mastro da bandeira?
Não quis acreditar, mas ... Infelizmente, era verdade ...
Minha novamente e derradeira conclusão: esta é uma página da História que nunca será virada. Não tem "como" ...

Cais do Porto, Porto Alegre, 1937

Nenhum comentário:

Postar um comentário