Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cachoeira 100 anos depois visita Escola Estadual Zilah da Gama Mór

   Na quarta-feira que passou (12.6.2012) a Escola Estadual Zilah da Gama Mór assistiu ao DVD, Cachoeira 100 anos, a bela e histórica viagem no tempo com retorno ao hoje, através de 180 fotografias comparativas antigas e atuais do quase ou mesmo local.
   A ideia do DVD foi do colaborador voluntário do Núcleo de Cultura de Cachoeira do Sul, engenheiro agrônomo Claiton Fernando Nazar. Atuando em parceria com uma equipe competente e criativa e também com o Museu Municipal, a mostra foi inspirada no trabalho de identificação realizado pelo Dr. Fritz
Strohschoen, em 1956, para o acervo fotográfico (1890-1910) de Martinho Schüneman, Studio Aurora.
   O convite partiu da professora Lenise Coletto Furlan que atua na Escola e também na 24ª Coordenadoria Regional de Educação adiantando à equipe visitante que a Escola Zilah da Gama Mór está realizando um trabalho interdisciplinar com as turmas (de 1º ao 6º ano e 6ª, 7ª e 8ª séries) para conhecer, pesquisar e valorizar o local e a comunidade onde habitam. As crianças estão trazendo de casa fotografias e objetos antigos interagindo com os outros colegas e com os professores. Parte do material será destinado a uma exposição local.

Foto: cantodomilagre.blogspot.com

   A foto do meio (do site da Secretaria da Educação) é do grupo da escola que fez/faz poesia: e que lançou o livro “Alunos da Escola Zilah Escrevem Poesias”, em novembro de 2010. A iniciativa contou com o apoio da direção e supervisão da escola.
   Nem é preciso dizer que a Escola Zilah fica  na Ferreira, mais precisamente, na Estrada Vila Ferreira s/n muito próxima às ruínas da Estação Ferreira construída em 1885 e que se encontra atualmente na condição de total abandono pelas autoridades públicas.
   Tomara que esta gurizada linda ajude a despertar a comunidade e contribua para engajá-la na grande causa do "ressuscitamento" da Estação Ferroviária, que apesar do seu olhar triste, não perdeu sua majestade. Perto dela há um belo plátano esbanjando folhas outonais pelo local onde antes ficavam a gare e os trilhos.
   Participaram do trabalho junto às crianças/jovens além de Claiton Nazar, a professora Lenise, a diretora do Museu Municipal Márcia Patel, a pesquisadora do Museu Sônia Izabel Fusi Barghouti e a pessoa que neste momento está escrevendo estas mal traçadas linhas.
   Na parte da manhã havia um aniversário na casa e o lanche foi à base de torta e cucas. O lugar é cativante, a escola organizada com jardins cuidados, as crianças foram ótimas e o dia ajudou, mesmo sendo um dia atípico de inverno: fazia calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário