Orgulho!

Orgulho!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Escultura de faiança portuguesa ...


 ESCULTURA INVERNO (Linda!)
Breve recaída sobre a Casa das Bem-Bem

      Na antevéspera do início do inverno gaúcho, fazendo uma caminhada pelo centro de Porto Alegre, pelas lojas de antiguidades localizadas na Rua Fernando Machado e cercanias, deparei-me com, meio escondida num canto junto à porta de entrada bem à vista do traunseunte, o quê? A escultura INVERNO, igual à peça que um dia fez parte do conjunto que repousava sobre a platibanda da linda morada das Bem-Bem - A casa de passagem de D. Pedro II (por ocasião de sua vinda a Cachoeira em 1846, clicar e ver link).  Também proveio de Porto, Portugal como as infelizes cachoeirenses que pagaram os seus pecados e outros mais. Preço? Uma pechincha = R$ 12.000,00! Um pouco danificada com pequenas fissuras, contudo linda e majestosa. 
      Contou-me o dono da Loja de Antiguidades exatamente o que já se sabia. Vieram de Portugal vários lotes em meados do século XIX que foram parar nas casas daqueles que além de terem bom gosto, tinham condições de adquiri-las. Ousei perguntar se por acaso aquela não tinha vindo de Cachoeira ... Como o cara é de Cachoeira, a conversa acabou se estendendo. Lá pelas tantas mostrou um lindo lustre que segundo o vendedor, saiu da morada dos Bidone (aquela linda morada que, com mais duas, foram vítimas da fúria destruidora da minha cidade. Hoje, no lugar delas uma tabatinga descampada que às vezes um Parque de Diversões decadente, como está acontecendo neste exato momento.
      Duas foram a leilão no dia 19 de junho, em Porto Alegre. Quem são elas? Outra Inverno e uma Outono, igualzinha a que se encontra hoje decapitada na casa do Ricardo Abreu. Isto é, quase, porque a da capital está inteiraça.






PÁGINA 9 DO INFORMATIVO "A RELÍQUIA"
  Página escaneada: Edição especial de aniversário - 14 anos
Informativo "A Relíquia" dos antiquários, leiloeiros, galeristas e colecionadores 
Junho de 2012 Rio de Janeiro/São Paulo 
Distribuição dirigida
Descrição das peças a serem leiloadas no Jornal "A Relíquia":
"Estátuas em faiança portuguesa, Santo Antônio do Porto, representando o Inverno (85 cm) e o Outono (84 cm)".
Tia Wikipédia me disse: "a faiança é uma forma de cerâmica branca, que possui uma massa cerâmica menos rica em caulim do que a porcelana e é associada a argilas mais plásticas."

Segundo a professora de cerâmica Luciana Beatriz Chagas, a faiança é uma cerâmica branca de baixa temperatura cujas primeiras fábricas estabeleceram-se em Faenza, Itália, no século XV. Inicialmente foi feita para imitar a porcelana devido ao fato dos europeus desconhecerem a composição da verdadeira porcelana, que era importada da China naquela época.

Postal e Informativo "A Relíquia": acervo pessoal

3 comentários:

  1. Tenho uma estatua portuguesa - inverno- santo antonio do porto (1m) em ótimas condições. gostaria de informações sobrea avaliação para possível venda.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma estatua portuguesa - inverno- santo antonio do porto (1m) em ótimas condições. gostaria de informações sobrea avaliação para possível venda.

    ResponderExcluir