Orgulho!

Orgulho!

segunda-feira, 19 de março de 2012

SOBRE O COLISEU ..

O texto do Dr. Eduardo Florence, Andando nas Nuvens, exterioriza sua opinião pessoal de que não é válida a conservação de fachadas (estética do fachadismo?). Já a arquiteta Elizabeth Thomsen pensa o contrário, isto é, que a fachada art déco do Cine Teatro Coliseu merece e deve ser conservada.
Hoje, para fins de comparação, da edificação da União dos Moços Católicos, só resta a fachada e tudo o que ultrapassa o seu limite é construção quase ainda novinha em folha. A estas alturas apesar de desejar a presença de todo prédio original, penso que a distância entre o sonho e a realidade às vezes avança também os limites do nosso entendimento.

Imagem: acervo fotográfico do Museu Municipal Patrono Edyr Lima

Um debate importante, sem dúvida, porque dele vão surgindo ideias e soluções.
Após a queda do Muro de Berlin, na medida que os bens patrimoniais da República Democrática da Alemanha - DDR - foram sendo listados e novamente inventariados, percebeu-se que numa de suas mais famosas cidades, a capital da Saxônia, Dresden, das poucas construções que restaram em pé, havia um grande número de ... FACHADAS. Sim, isso mesmo! O corpo das construções ou havia sido perdido pelos incêndios de fevereiro de 1945 ou pelo golpe de misericórdia, leia-se "dinamite", das forças de ocupação russas, que concluíram atabalhoadamente "que não valia a pena reerguer".


Imagem: de uma simplória ruína melancólica brotará aos olhos dos habitantes da Florença do Elba um majestoso prédio similiar ao original

A fachada e o palco do cinema estão todos os dias na mira dos meus/nossos olhos. É muito enjoado ver tamanha estrutura deteriorar-se e não ver nada acontecendo. O impasse assume várias explicações e todos têm e não têm razão.
Como a fachada segue valente após anos a fio de desleixo, até não sei. Porém ela é hoje TOMBADA, portanto se esta decisão aconteceu é porque houve motivos suficientes para tal.
Ressuscitei o texto do Dr. Eduardo Florence e intercalei com algumas BELAS IMAGENS do hoje patrimônio tombado gentilmente cedidas pela arquiteta Elizabeth Thomsen, uma incansável defensora do Coliseu (com o meu apoio), pelo Claiton Nazar e pelo COMPAHC, que nos últimos tempos tem tido uma colheita de boas notícias.
[RESA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário