Orgulho!

Orgulho!

quarta-feira, 1 de junho de 2011


Antonio Albino Maciel está em Cachoeira para a construção de monumento em praça pública.

A titular da 24ª Delegacia de Educação, atualmente 24ª CRE, Vera Beatriz Machado de Freitas, juntamente com Antônio Albino Maciel, artista plástico cachoeirense, esteve quarta-feira em contato com o prefeito municipal Júlio Cezar Caspani, a fim de tratar da construção do monumento à "Cidadania, Trabalho e Cultura de Cachoeira do Sul".
Vera Beatriz foi quem indicou Antônio Albino para a realização do projeto do monumento. Sua ideia contou com o apoiodo Prefeito Caspani, que tratou, após ver fotos e analisar o projeto, dos passos iniciais para a execução do mesmo.
"Eu me sinto muito feliz por ter o privilégio de, como prefeito proporcionar à comunidade um trabalho de um artista conterrâneo consagrado e que, através de sua arte, expressou aquele sentimento de gratidão por todos que, de uma forma ou outra trabalharam pela grandeza de nossa terra", diz o prefeito Júlio Caspani.
Para Vera Beatriz, o trabalho de Antônio, representa muito, pois ele foi nosso aluno.
E acrescenta: "Antonio conseguiu sucesso fora de nossa pátria, mas agora volta para dizer tanto, através deste monumento. Sinto-me orgulhosa porque ele está crescendo cada vez mais e porque vai expressar numa obra tudo o que tem dentro de si.
Ficamos felizes em ver o entusiasmo do nosso prefeito acolhendo e acreditando na obra a ser realizada
", conclui a delegada.



DESCRIÇÃO DO MONUMENTO

O monumento será construído na Praça Dr. Honorato de Souza Santos e será denominado de "Monumento à Cidadania, Trabalho e Cultura de Cachoeira do Sul".

À primeira vista o monumento representa um grupo de pessoas, demonstrando que homens unidos num trabalho coeso, escrevem a história do progresso cachoeirense.

Analisandoo detidamente, podemos dividir o monumento em três partes:
1) o primeiro homem( o mais alto), detém uma pomba em suas mãos, símbolo de paz, vida, harmonia e horizontes abertos. É o homem que abre caminho para gerações futuras;

2) O segundo homem é um agricultor de calça arregaçada e que tem um feixe de arroz na mão, simbolizando a cultura econômica e o trabalho de Cachoeira do Sul;

3) O terceiro homem, de livro na mão, simboliza a cultura intelectual de Cachoeira do Sul: os homens das letras, os políticos, os intelectuais que projetaram e que projetam a cidade no cenário nacional e internacional.

Jornal do Povo. 6 de agosto de 1978. Ano 50. Nº 17. 2º caderno, pág.5

SITUAÇÃO ATUAL DO MONUMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário