Orgulho!

Orgulho!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

TEMPLO METODISTA


Foto: Praça José Bonifácio
Ao fundo, Igreja Metodista
Cortesia Arquivo Histórico




Placa localizada na fachada do Templo. Foto de acervo pessoal.

A Igreja Metodista teve origem na Inglaterra nos idos da Revolução Industrial por meio de um pastor anglicano, John Wesley (1703 - 1791). Segue a essência da fé protestante.
Chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX e tornou-se independente da Igreja Americana em 1930.
Em Cachoeira do Sul seus primórdios encontram a data de 1906 quando, segundo a publicação Cachoeira Histórica e Informativa, o Reverendo Leonel Lopes fazia visitas periódicas a esta localidade, proveniente de Santa Maria.
Em 1919 foi inaugurado o templo, localizado à rua Moron, esquina da Travessa 24 de Maio.


Templo Metodista original. Foto: arquivo do Museu Municipal Edyr Lima.

No Jornal O Commercio de 23 de outubro de 1918 consta uma nota de que o projeto teria sido do engenheiro holandês Chrétien Hoogenstraaten e que estava exposto na vitrina do Grande Bazar do sr. Affonso Fortes.

No dia 31 de outubro, o jornal O Commercio publica:

“Às 8 horas da noite de domingo, perante numerosa assistência de excelentíssimas famílias e cavalheiros, foi solenemente inaugurado o templo da Igreja Metodista, construído à Rua Moron nº 140, defronte à Praça José Bonifácio.
Pregaram, durante o ato, os reverendos pastores Eduardo Menna Barreto Jayme, ministro do referido culto nesta cidade e C. L. Smith, presbítero de Santa Maria.
O templo, que tem uma torre à esquina da Travessa 24 de Maio, encimado por uma cruz luminosa, estava abundantemente iluminado.
O novo templo oferece amplo espaço e luz em abundância, tendo belíssimo aspecto, tanto interior como exterior. Foi construído com toda a solidez, de modo a constituir uma obra durável, tendo a nossa população contribuído com uma soma considerável, para o custeio das despesas de edificações.”


Templo Atual, foto de arquivo pessoal.

Pesquisa realizada no Museu Municipal Edyr Lima.

2 comentários:

  1. Profa. Renate
    Gostaria de dizer que me foi muito útil a informação sobre Chrétien Hoogenstraaten que consta em teu blog. Desenvolvo pesquisa sobre arquitetura italiana, e Hoogenstraaten, além de professor na Escola de Engenharia, em Porto Alegre, sugeria projetos de moradias para a seção de arquitetura da Revista Egatea. Prof. Günter Weimer, historiador, conjectura, em seu livro Arquitetos e Construtores no RGS, que Chrétien Hoogenstraaten teria origem alemã ou flamenga. O dado que trazes, a partir do Jornal O Commercio, é bem esclarecedor. Se me autorizas, na pesquisa, vou citar a notícia do jornal, com a devida referência a ti e ao teu blog. Cumprimentos pela excelente qualidade do conteúdo do espaço/web que fazes.
    Cordialmente,
    Renato Gilberto Gama Menegotto
    renato.menegotto@pucrs.br

    ResponderExcluir
  2. Foi com alegria que recebi sua mensagem e saber estar contribuindo para o seu trabalho de pesquisa. Estou às suas ordens caso haja necessidade de mais informações sobre o assunto pois posso acessá-las no nosso Arquivo Histórico.
    Atenciosamente,
    professora Renate Aguiar

    ResponderExcluir