Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CURIOSIDADE: 'APELLO' EM PROL DA REVOLUÇÃO DE 30



7º districto de Cachoeira

APPELLO

Os abaixo-assinados, correspondendo ao apelo da “Cruz Vermelha”, nomearam em sessão realizada em 26 do corrente no salão do Sr. Rudolfo Prass, uma comissão, composta das senhoras, dona Fanny Muller e dona Flora Schuch, que ficou incumbida de fazer um peditório pelos casais dos moradores de Serro Branco e dos arredores para o fim de angariarem elementos em dinheiro ou viveres para auxiliarem aos feridos no campo da batalha e às pobres famílias, cujos chefes seguiram para o front em prol da revolução.
O produto desta coleta será entregue à “Cruz Vermelha” e os nomes dos contribuintes serão publicados pelos jornais.
Enquanto nas regiões de batalha o trabalho pacífico está suspenso e os habitantes sempre estão ameaçados pela morte, as plantações são estragadas e cidades e aldeãs florescentes estão em perigo de serem devastadas, nós aqui, no nosso amado Rio Grande do Sul, podemos continuar a trabalhar sossegadamente em paz.
Apesar do movimento revolucionário, continuamos a gozar aqui a mesma via normal dos dias anteriores à revolução sendo garantida a ávida e a prosperidade de todo o cidadão.
Isto tudo devemos ao nosso governo cuidadoso e à valentia dos nossos combatentes heróicos que avançando repelem os adversários.
Ninguém de nós pode ficar indiferente ante a sorte lamentável das pobres famílias dos nossos queridos patrícios,, ora empenhados em luta contra a tirania do governo do Sr. Washington Luiz e os que não podem acudir ao chamamento da pátria, têm o dever indispensável de procurar de qualquer modo, prestar o seu auxílio à santa causa.
Esperamos que cada um dos nossos concidadãos aproveite a oportunidade para patentear seu sentimento generoso e patriótico e sua gratidão, dando a referida comissão alguma coisa para aqueles a quem desejamos socorrer.

Serro Branco aos 27 de Outubro de 1930.

Henrique Ruseler
Francisco José Lappe
João Carlos Schuh
Alberto Müller

FONTE DE PESQUISA: caderno de anotações do pastor e professor Henrique Ruseler (1834-1876)que exerceu o pastorado e professorado em Cerro Branco e Paraíso do Sul, regiões pertencentes à Colônia Santo Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário