Orgulho!

Orgulho!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Mistério em Mayerling

Rupert Bennefather como Príncipe  Rudolf e Melissa Hamilton como Maria Vetsera
Royal Ballet of London
Música de Franz Lizt
Dia 30 de janeiro de 1889.
Uma descoberta trágica está por acontecer num quarto do Pavilhão de Caça Imperial em Mayerling, nos Bosques de Viena, a 24 km da capital da Áustria:

O Pavilhão de Caça Imperial
os corpos de um casal:  o do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro Rudolfo e o de sua amante Maria Vetsera.
O príncipe herdeiro Rudolfo

Rudolfo era o único filho varão de Francisco José e Elisabeth da Baviera, a Sissi. As irmãs de Rufolfo eram Sofia (morreu aos 2 anos), Frederica e Maria Valéria.
Maria Vetsera
Rudolfo recebeu uma educação destinada a convertê-lo em digno sucessor de seu pai autocrático e continuador do seu regime político, mas o príncipe herdeiro tinha o temperamento artístico da sua mãe. Foi um reconhecido mulherengo e, na política, simpatizava com ideias liberais e os movimentos nacionalistas húngaros.
Casou-se em 1881 com Estefânia da Bélgica sem amor. Mais um dos tantos casamentos 'por conveniência' para somar poder, riqueza e fama entre as casas nobres europeias.
Rudolfo manteve suas amantes, idas aos bordéis e contraiu sífilis contaminando Estefânia. Por causa dela, a princesa ficou estéril, ficando o casal com somente uma filha - Isabel Maria da Áustria.

Em 1888 conheceu Maria Vetsera, filha do Barão Albin Vetsera e de Helena Baltazzi.
Estefânia e Rudolfo
Um ano após, o príncipe e sua amante são encontrados mortos. Assassinato seguindo de suicídio? Conspiração política? O que de fato aconteceu? Um pacto de morte?
Sem uma resposta conclusiva, o "Incidente em Mayerling" como ficou conhecido, juntou-se a outros 'mistérios', como o da morte de Ludwig II, da Baviera, o rei “louco” construtor de palácios como o de Neuschwanstein. Encontrado afogado juntamente com seu médico no Lago Starnberger próximo ao palácio Berg, onde estava internado.
Também ficou sem resposta a origem de Kaspar Hauser, que apareceu numa manhã na praça de Unschliiplatz, Nuremberg, em maio de 1828.
Adotado, aprendeu a falar, ler, escrever. Poucos anos depois foi assassinado por um desconhecido aos 21 anos. Nunca se soube a origem dele, especulou-se que poderia ser um filho bastardo de um dos tantos casamentos infelizes arranjados entre famílias nobres, os chamados casamentos 'de fachada', tão comuns naquela época entre as ‘casas europeias’.
Mitzi Caspar (amante predileta do Príncipe Rudolph) com quatro
oficiais húngaros num bordel)
Isabel Maria, a filha única de Rudolfo
e Estefânia


A morte do príncipe teve consequências no curso da história no século XIX, interrompeu a linha sucessória imediata ao trono austro-húngaro. Como Rodolfo não havia tido filhos varões, a sucessão recaiu sobre seu tio, o arquiduque Carlos Luís, irmão de Francisco José I que, no entanto, renunciou aos seus direitos a favor de seu filho, o arquiduque Francisco Ferdinando. Esta desestabilização pôs em risco a reconciliação que vinha se esboçando entre a Áustria e facções húngaras do império, tornando-se um catalisador nos desenvolvimentos inexoráveis que levaram ao assassinato, em 28 de junho de 1914, do arquiduque e de sua esposa Sofia de Hohenberg, por um nacionalista sérvio em  Sarajevo (Capital da Bósnia), fato que foi um dos estopins da I Guerra Mundial.
O descanso de Maria
Sissi, a verdadeira
 Como Sissi, a atriz Romy Schneider




















Ballet Mayerling
Maria Vetsera e o Príncipe Rudolph
Royal Ballet of London

Nenhum comentário:

Postar um comentário