Orgulho!

Orgulho!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cultura & História*



Cultura cria, História destrói, e não tem o menor interesse em arte. 
Elas podem se complementar, mas nunca será uma convivência pacífica.

Luís Fernando Veríssimo


Ruínas de Palmyra com sinais decorrentes da guerra civil


*Luís Fernando Veríssimo
Texto publicado no jornal Zero Hora

A ocupação da cidade síria de Palmyra por militantes do Estado Islâmico trouxe o medo que os invasores, como já fizeram em outros lugares, destruam monumentos e obras de arte de civilização antigas. O que no caso de Palmyra, patrimônio cultural da humanidade, seria um crime especialmente doloroso. Os soldados islâmicos teriam se comprometido a não tocar em uma pedra tombada pela Unesco, mas a ameaça permanece.
Nada a ver, mas me lembrei de ter lido que na revolta popular de 1830 contra o reinado de Charles X, na França, intelectuais e artistas ocuparam o museu do Louvre para proteger seus tesouros do povo revoltado. Enquanto nas ruas de Paris a massa sublevada conseguia, em três dias de agitação, derrubar o rei Carlos X e acabar com a restauração dos Bourbons - e, como efeito colateral, inaugurar uma monarquia constitucional com a ascensão de Louis-Philippe d'Orleans - os artistas montavam guarda dentro do museu, para manter a Cultura salvo da História que acontecia lá fora.
O pintor Delacroix foi um dos entusiastas do levante de 1830 que, entre as barricadas e o Louvre, preferiu a guarda do museu. Mas é dele a grande obra inspirada pelo evento, a pintura 'A Liberdade Guiando o Povo' com a figura de Marianne, símbolo da Revolução Francesa, com os seios nus, à frente dos revoltosos. Ao contrário do que se pensa, a participação popular no Levante de 1830, foi maior do que em 1879, data oficial da Revolução, e Delacroix deixa isso claro com o destaque que dá a figuras do proletariado em seu quadro. Em que não se vê nenhum burguês seguindo Marianne.
Além das outras novidades da grande pintura alegórica de Delacroix que chocaram os críticos da época como a caracterização realista de trabalhadores e a glorificação da revolta, há um detalhe anatômico: Marianne tem cabelo embaixo do braço erguido que segura a bandeira tricolor. O símbolo da liberdade de Delacroix tem cabelo no sovaco. O que não deixa também de ser revolucionário.
Cultura é o que fica nas pedras antigas de Palmyra ou na coleção de arte do Louvre. História é o que passa e avança, muitas vezes com violência. Cultura cria, História destrói, e não tem o menor interesse em arte. Elas podem se complementar mas nunca será uma convivência pacífica.

'A liberdade guiando o povo'
Ferdinand Victor Eugéne Delaicroix (1798-1863)
Cultura é o que fica nas pedras antigas de Palmyra ou na coleção de arte do Louvre. História é o que passa e avança, muitas vezes com violência. Cultura cria, História destrói, e não tem o menor interesse em arte. Elas podem se complementar mas nunca será uma convivência pacífica.



Trágicas imagens do outrora espetacular Museu de Bagdá.
Por ocasião do ataque dos Estados Unidos ao país, a segurança do Museu deixou de existir.
Hordas de vândalos e ladrões ocuparam o prédio e produziram terra arrasada.
Alguns objetos foram recuperados entre os mais preciosos roubados.
Existem fotografias onde aparecem as preciosíssimas placas de argila sumerianas quebradas.
e atiradas pelos quatro cantos.
A história está destruindo o Berço da Civilização!  






Nenhum comentário:

Postar um comentário