Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

TENDÊNCIA ADVINDA DA CIDADE-LUZ

       O caso "Cine Teatro Coliseu" continua rendendo debates acalorados. Infelizmente, ao meu ver, todos sem aquele resultado prático que tanto se aguarda. Por quê? Porque a fachada está em adiantado processo de deterioração. Sejamos francos, a cor avermelhada não ajuda e as péssimas condições da edificação, também como agravante, podem fazer com que as pessoas que passam pela frente das ruínas tenham diversificadas reações entre as quais pensar coisas negativas sobre o local.
      Num olhar inicial, frente a frente com a decrepitude, pode-se pensar que "tá virado num lixo mesmo", por que insistir em conservar ...
       O assunto segue na pauta da imprensa local. Mas parece que estão chegando novidades sobre outro tema, que tem uma longa história ...
       Hoje surpreendentemente li a notícia do "leilão" do Unibanco, em fase conclusiva de restauração, que vai acontecer no dia 4 de agosto. Fiquei parecida com a Regina Duarte: "estou com medo" ... Gato escaldado ...
       Cachoeira possui hoje 12 prédios tombados entre os quais o Coliseu e a ex-casa de Câmara, Júri e Cadeia mais conhecida como 'antiga' Prefeitura Municipal (cuja situação é absolutamente CAÓTICAe PERICLITANTE).
       A cidade está em vias de tombar o 13º monumento: o Château D’Eau.

COLISEU 
HISTÓRIA
Inaugurado em 17 de fevereiro de 1938, tem estilo arquitetônico art déco. O prédio representa uma tendência cultural do cachoeirense em dispor de grandes casas de espetáculo. Tombado em fevereiro de 2008.

SITUAÇÃO
Até agora a Prefeitura não cumpriu a burocracia oficial para deixar proprietário e Cartório cientes do tombamento. A fachada, única parte tombada, está em ruínas. Sua situação é uma das mais preocupantes para o COMPAHC.

FUTURO
Não há nenhum projeto para o futuro do Coliseu. Mas há um entendimento do COMPAHC de que apenas a parte superior precisa ser preservada. É permitido que na parte de baixo seja feita por exemplo, porta de garagem.

FONTE: Jornal do Povo, 19 de agosto de 2010
http://www.jornaldopovo.com.br/site/noticias_interna.php?intIdConteudo=132491 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Um futuro sem história para Cachoeira
Autora da matéria: repórter Patrícia Miranda


Foto: Primeiro aniversário do Cine Teatro Coliseu em 1939, Studio Aurora
Fonte: site oficial do Museu Municipal Patrono Edyr Lima
Obs: o filme parece ser "Heidi" com Shirley Temple?
Foto: Arquivo COMPAHC
No fórum do leitor de hoje, do Jornal do Povo, a arquiteta Elizabeth Prass Thomsen nos agraciou com uma aula"extra" sobre o prédio. Obrigada, Beth!

     "Numa Cachoeira com arquitetura predominantemente eclética do século XIX, o Coliseu foi muito inovador porque, em 1938, trouxe uma nova tendência de vanguarda na época, o art déco, divulgada inicialmente em Paris em 1925.
      Suas linhas geométricas e o coroamento escalonado culminando com o volume angular em chapa metálica, contendo a identificação “COLISEU” em 2 faces, ladeado por 2 pilastras com agulhas sobrepostas são características da primeira fase do estilo, que posteriormente sofreu outras influências, tornando-se mais aerodinâmico , com linhas arredondadas como no Astral (que é bem mais recente, inaugurado em 1953).
       Lembro também que o abaixo-assinado com 409 assinaturas de cidadãos cachoeirenses pedindo a preservação do Coliseu existe mesmo, não é uma lenda urbana. Está bem guardado num cofre, mas disponível a qualquer momento, para justificar seu tombamento."
Arquiteta Elizabeth Prass Thomsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário