Orgulho!

Orgulho!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SID TIBI TERRA LEVIS

Sid tibi terra levis 
Que a terra te seja leve


Nelda, em primeiro plano, curiosa sempre, consultando literatura no Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Agudo

Hoje fez muito frio. Os cachoeirenses têm tido dias continuados
de temperaturas baixas. O julho gaúcho em sua plenitude ...
Hoje foi um dia de despedida.
Convivi poucos anos com a Nelda mas tenho a impressão de que
foram muitos, de tanto que aprendi com ela.
Raspei as moedas do meu cofre para adquirir o belo livro Templo
Martim Lutero - Patrimônio Histórico tombado.
Fiquei com receio de que os livros terminassem e eu ficasse sem
o meu exemplar. Que egoísmo!!!
Mostrei o exemplar ao meu irmão que nem pensou duas vezes.
E lá se foi a Renate e comprou mais um.
Adquiri vários DVDs Detalhes do Tempo que presenteei com muita satisfação. Ganhei dois de presente e um deles só poderia ser dela, que fez questão de alcançar um.
Olho para o livro e o DVD e enxergo a Nelda com sua equipe, horas e noites a fio produzindo e concluindo estes históricos registros; da Igreja Luterana Centro, da minha cidade natal, às inesquecíveis imagens de colunas, capitéis,  compoteiras,
esculturas, portões, grades, telhas, ninfas e templos.
Enxergo a Nelda captando com a perspicácia que
lhe era peculiar os detalhes, aqueles
que ainda fazem a cidade de Cachoeira
parecer bela.
No frio de ontem, de julho bem gaúcho, partiu para outra dimensão. Não deixou bilhete, nem recado na
secretária eletrônica, nem sequer um adeus
formal e tradicional.
Nelda foi levada pelo nosso querido Minuano gelado, deixou a todos nós suas lições, seu amor pelo belo, seus posicionamentos firmes,
seu bom gosto, cultura, educação e amor com gosto pelas obras que abraçava. Considero-me uma pessoa privilegiada por ter podido conviver com ela, trocar cultura e dar boas risadas.
No Cemitério do Alto fazia muito frio, querida Nelda.
E tu sabes que serás sempre admiração e saudade no meu coração.

Foto: Carmem Pruss, Ione Carlos e Nelda Scheidt
em frente ao Instituto Cultural Brasileiro-Alemão
de Agudo em viagem de estudos em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário