Orgulho!

Orgulho!

sábado, 21 de janeiro de 2012

REAVIVANDO A MEMÓRIA ...

LEMBRETE

Aos cachoeirenses que aqui permanecerão durante as férias, ou aos que afortunadamente seguirão viagem para algum belo e inesquecível lugar, não deixem de adquirir para si ou levar junto para presentear amigos ou parentes este DVD histórico.

Custa somente 10 reais, uma pechincha pra um trabalho tão dedicado e primoroso realizado pelo Claiton Fernando Nazar. Está à venda no Museu Municipal Patrono Edyr Lima:

Sítio eletrônico, endereço e telefone do Museu:

museu@museucachoeira.com.br

Parque Municipal da Cultura

Rua Dr. Silvio Scopel, 502 - CEP 96.506-630

Cachoeira do Sul – RS

Telefone (51) 3724.6017

OBS: a renda é revertida ao Museu Municipal.

Claiton no Jornal do Povo:

Três perguntas para Claiton Fernando Nazar

Edição de 7 de novembro de 2011

56 anos, engenheiro agrônomo

1. Que trabalho é esse que o senhor está realizando junto ao Arquivo Histórico?
"Colaboro com o projeto de resgate das memórias fotográficas familiares, auxiliando na coleta de fotos e documentos antigos de famílias e também de empresas familiares, oferecidos pelos seus descendentes e/ou sucessores. Este material está compondo um banco de dados junto ao Arquivo Histórico e Museu Municipal com a finalidade de preservar a história dos construtores de nossa cidade. Como desde a década de 70 coleciono fotos antigas sobre aspectos urbanísticos de Cachoeira do Sul, agora aposentado retomei este passatempo. Fui convidado a participar como voluntário deste projeto. Aceitei, pois achei importante preservar a memória da sociedade, pois muito está se perdendo com o passar do tempo".

2. Quais bancos de fotografias de famílias já fizestes?
"Não sei se podemos divulgar pela imprensa os nomes das famílias, pois não lembramos de pedir autorização específica para isto. Mas os dados estarão futuramente à disposição para consulta e pesquisa no Arquivo e no Museu. Muitas famílias já emprestaram ou doaram fotos e documentos para serem copiados e outras tantas estão agendadas para serem visitadas nas próximas semanas. Quem quiser participar, oferecendo estes materiais, basta entrar em contato com estas entidades".

3. Quando despertou teu interesse em fotografar?
"Como fotógrafo amador, pratico desde a década de 60. Tive meu próprio laboratório em casa. Agora pretendo continuar a pesquisa de acervos históricos do Rio Grande do Sul. Inclusive participei na semana passada do Seminário de Fotografia e Bens Culturais, promovido pelo gabinete da primeira-dama do estado, Sandra Genro, que foi o embrião do projeto que visa a transformar o Palacete Santo Meneghetti em um polo de fomento à fotografia cultural e uma central dos acervos fotográficos históricos do estado".





Nenhum comentário:

Postar um comentário