Orgulho!

Orgulho!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A ESTAÇÃO QUE FOI PRESERVADA E QUE DEU CERTO

Porto Alegre, 23 de janeiro de 2012.
Oi mãe!
Já não consigo lembrar quantas vezes tentamos imaginar como seria a vida em Cachoeira do Sul se a estação tivesse sido preservada. Agora, vou apresentar uma história que foi um tanto diferente. Na pior das hipóteses, ela lançará algumas luzes na nossa imaginação!
Cícero Vicente S. de Aguiar


Breve histórico (retirado da Wikipédia)

A Estação de Bento Gonçalves é uma estação de trens turísticos localizada no município gaúcho de Bento Gonçalves.


A estação foi inaugurada pela Estação Férrea de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves em 1919, como ponto final do ramal de Bento Gonçalves. Logo em 1920, a Viação Férrea do Rio Grande do Sul passou a administrar a linha. O ramal foi desativado para trens de passageiros regulares em 1976.



Pouco tempo depois, por volta de 1978, uma trem turístico foi inaugurado pela RFFSA, conhecido como "Trem do Vinho" ou ainda "Trem da Uva", em referência ao Vale dos Vinhedos, onde se encontra.



Seu percurso iniciava em Carlos Barbosa, passava por Garibaldi, Bento Gonçalves e terminava em Jaboticaba.

Maria Fumaça

Em 1993 foi retomada a operação da linha no trecho Bento Gonçalves - Garibaldi - Carlos Barbosa pela empresa Giordani Turismo, com o objetivo de operar o passeio turístico de trem a vapor, mais conhecido como "Maria Fumaça". Atualmente o trecho entre Bento Gonçalves e Jaboticaba está abandonado.


O passeio de Maria Fumaça é uma grande atração na Serra Gaúcha. Os turistas são recepcionados com vinho na estação de Bento Gonçalves. São 23 quilômetros de percurso e uma hora e meia de duração.


Durante o passeio, há apresentações de um coral típico italiano, com show de tarantela*, teatro, repentista e também pelos gaúchos.

Em Garibaldi há uma recepção com música gaúcha e italiana, além de degustação de espumante e suco de uva. No destino final, Carlos Barbosa, também acontecem apresentações de música italiana.



* Dança italiana muito rápida do século XVIII. É dançada por um ou mais pares, e torna-se mais rápida à medida que vai avançando. Seu nome deriva da cidade de Taranto, no Sul da Itália, da aranha venenosa (tarântula) que lhe está associada e do tarantismo (doença originada pela a mordedura da tarântula, que provoca movimentos histéricos de dança). Duas superstições sobrevivem: em uma delas, a tarantela é vista como manifestação da loucura induzida pela a mordedura da aranha; na outra, é recomendada como antídoto para os efeitos venenosos da mordedura.
Fonte: Dança Tarantela


Porto Alegre, 25 de janeiro de 2012.

Oi mãe!
Acho que vale um texto autoral, o da wikipédia é meio burocrático.
Que legal né? Lembrando que, quando Cachoeira do Sul estava no auge, Bento Gonçalves era apenas um bebê. A população de Bento em 1950 era de 22.000. A de Cachoeira era 95.000. Hoje, a de Cachoeira é de 83.000 e a de Bento 107.000. Bento Gonçalves está entre as 10 maiores economias do estado e é um dos maiores destinos turísticos da Região Sul. Cachoeira ninguém quer ver, ninguém quer estar.
Bem feito!
CVSA



PS: mesmo estando escrito o que todo mundo pensa, retirei do último parágrafo do texto original algumas palavras "fortes". Pensei melhor e percebi que não contribui em nada o excesso de sinceridade. Precisamos multiplicar forças, isto sim e em PG - progressão geométrica. Custei, custei mas aprendi com a minha querida professora Valmy Bartmann PA ePG. Valeu, professora!
RESA











Nenhum comentário:

Postar um comentário