Orgulho!

Orgulho!

terça-feira, 22 de março de 2011

EMIL E A 1ª GRANDE GUERRA


Imagem: as tenebrosas e mortíferas trincheiras.
Fonte: livro "Der Weltkrieg in seiner rauhen Wirklichkeit", 1927, Oberammergau.

A cidade natal de Emil Wichmann, Dexheim, localiza-se no distrito de Mainz-Bingen, estado da Renânia-Palatinado. Pertence ao "Verbandsgemeinde", município de Nierstein-Oppenheim.

A "pequena" (grande) história de Emil (21/06/1898 - 14/02/1954) é a de um rapaz numa Alemanha em plena crise recessiva (pós Primeira Guerra Mundial) que vive a encruzilhada de tantos dos seus co-cidadãos: os traumas, o desalento, as dificuldades da sua geração, a luta das suas famílias, as sequelas da guerra, a reconstrução do país e as ondas migratórias. Estas levaram milhões de alemães desde o século XIX para o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Argentina, Chile, Peru, Uruguai. Estou falando apenas dos países receptores de emigrantes na América.
O rapaz de Dexheim ainda adolescente foi soldado da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).



Cortesia Sérgio Lovatto
Imagem escaneada da Caderneta Militar (Militärpass) de Emil Wichmann que lutou na Primeira Guerra Mundial
Nota: tenho quase certeza que é a ÚNICA caderneta que existe na cidade de Cachoeira do Sul. É um documento raríssimo.



Imagem: página interior do Militärpass pertencente a Emil Wichmann.
Na imagem consta a data do registro "serviço de entrada" da incorporação no Exército Alemão: 20 de novembro de 1916. Nesta data, Emil estava com 18 anos.


Durante os anos nos quais foi soldado se ainda havia alguma inocência latente da sua infância, esta foi apagada pelos horrores dos campos da morte agora com novos ingredientes: metralhadoras, gases letais, aviação, tanques, granadas, ataques a cidades e civis. Juntam-se às "novidades bélicas" as batalhas infindáveis e mortíferas nas trincheiras.


Imagem: balão espião, verdadeiro terror de qualquer front, prepara-se para decolar.


Imagem: infantaria alemã com máscaras em meio a nuvens de gases letais.


Imagem: infantaria blindada e aviação: "novidades tecnológicas decorrentes da Revolução Industrial".


Imagem: após bombardeio pesado, infantaria alemã realiza "limpeza" em ruínas de um povoado francês. Com a 1ª Grande Guerra toma corpo a prática de atacar cidades e população civil.

Fonte: "Der Weltkrieg in seiner Rauhen Wirklichkeit" (A guerra mundial em sua realidade nua e crua), 1926, Kriegsbilder-Werk mit 600 Bildern aus allen Fronten. Verlag: Hermann Rutz, Oberammergau.

A Revolução Industrial plantou novas invenções e tecnologias TAMBÉM no âmbito da produção de armas.
Nesta guerra que teve a duração de quatro anos defrontaram-se a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Império Russo) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália).


Causas?

Eis algumas principais:

* Disputas imperialistas;
* Nacionalismos exacerbados (pan-germanismo e pan-eslavismo);
* Política de alianças;
* Rivalidades territoriais;
* Revanchismo.




Foto: cortesia Sérgio Lovatto (neto de Emil e Emilie)
Emil Wichmann e recrutas em treinamento para a guerra. A data provável da foto é de 1915 ou 1916.


Emil atuou na Luftschiffer Bataillon nº 4, uma espécie de "Unidade Balonista". Como balonista realizava operações aéreas de espionagem e outros detalhamentos. Participou de batalhas atuando no exército até 1919 quando deu "baixa". Foi ferido, ficando com fragmentos na cabeça que não puderam ser retirados. Em breve, Emil tomará a decisão de embarcar no porto de Hamburgo com destino ao Brasil. A data é 1924 e o jovem alemão está com 26 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário