Orgulho!

Orgulho!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

IGREJA SANTO ANTÔNIO


Paróquia Santo Antônio em seus primeiros tempos. As torres estavam diferentes das de hoje porque estavam com uma espécie de "chapéu" visto que não haviam sido concluídas.


Em 1976 foram trocadas todas as telhas. As originais, de cerâmica, davam harmonia ao conjunto. O atual telhado acinzentado não combina com a beleza arquitetônica do templo.


A majestosa Igreja Santo Antônio foi concluída em fins de 1941. Nesta foto ela encontrava-se em reformas.

Sequência da obra:

- a construção iniciou em janeiro de 1934;
- em outubro de 1936 foram colocados os quatro sinos nas torres. Os sinos vieram
da Alemanha, de Bochum, Westfalia;
- em 1939 ficou pronto o belo forro da Igreja, construído pelo irmão redentorista José C. Uschold;
- Em 1941 foi colocado o artístico púlpito de madeira;
- Em 1946, foi a vez do relógio.


No dia 18 de novembro de 1921, chegaram os primeiros redentoristas a Cachoeira. Vinham a convite de Dom Miguel de Lima Valverde, então bispo de Santa Maria.
Durante cinco meses , ficam instalados numa pequena casa, junto a então Capela de São José. A 2 de maio de 1922, mudam-se para o "Império", antigo salão de festas do Divino, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Nesse espaço de tempo, a 2 de fevereiro, os redentoristas adquirem um terreno do qual 667,60 m² a proprietária - Dona Antônia Carolina de Fialho - doou para a construção de "uma capela em honra de Santo Antônio."
Em 1927, é iniciada a construção da capela, sendo abençoada dois anos depois (1929), e utilizada para atender o povo.

Em dezembro de 1933, foi lançada a pedra fundamental da Igreja; foi abençoada e inaugurada no dia 31 de outubro de 1937, embora ainda não estivesse totalmente construída. O projeto da Igreja foi feito pelo pintor, poeta e arquiteto José Lutzenberger, pai do ecologista José Lutzenberger, em estilo barroco bávaro.
A 14 de outubro de 1957, foi assinado convênio entre a Mitra Diocesana de Santa Maria e o Superior Provincial dos Redendoristas, transformando a Igreja que era somente conventual em sede de paróquia, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A data oficial de criação da nova paróquia é 31 de dezembro de 1958, tendo sido instalada solenemente e dada posse ao primeiro pároco no dia 1º de janeiro de 1959.

Fonte de pesquisa: Banco de Dados do Museu Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário