Orgulho!

Orgulho!

sábado, 28 de agosto de 2010

FIGURA 'OPACA', LEAL E DISCIPLINADA

Antônio Augusto Borges de Medeiros, nascido em Caçapava do Sul em 1863 e falecido em Porto Alegre em 1961, governou o Rio Grande do Sul por vinte e cinco anos com alguns intervalos, de 1898 a 1908 e de 1917 a 1922.
Próxima à cidade de Cachoeira do Sul, no Irapuazinho, localiza-se "A Cabana", como assim chamava Borges sua propriedade que ora encontra-se em preocupante abandono. É página da história gaúcha que necessita de atenção.


Júlio de Castilhos faz eleger Borges de Medeiros à presidência do estado em 1898, que com a morte do patriarca em 1903, passa a dirigir também o PRR - Partido Republicano Riograndense.
Borges era tipicamente um burocrata leal e disciplinado, autoritário como Castilhos, mas sem sua iniciativa.
A escolha dessa figura opaca para a sucessão deveu-se, em larga medida, aos seus atributos conservadores, pois Castilhos desejava ver mantida inalterada a máquina política que acabava de consolidar, defendendo a ideia de continuidade. Um dos preteridos, o "Senador de Ferro" Pinheiro Machado, recebeu a função de defender os interesses rio-grandenses em nível nacional, enquanto Borges ocupava-se da política interna.
O isolamento gaúcho na federação brasileira devia-se à necessidade de preservação da Constituição estadual (completamente diferente da federal e dos demais estados) e do modelo econômico específico, pois a divisão existente no Rio Grande do Sul não permitia maiores aventuras frente aos dominantes São Paulo e Minas Gerais.


Fonte: A Crise dos Anos 20 de Paulo F. Vizentini, Editora Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Mais imagens da 'Cabana', fazenda do ex-presidente do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, segundo Paulo Vizentini, uma figura opaca, leal, disciplinada e autoritária.


"A Cabana"


"Duas grandes e vetustas figueiras deitam uma sombra amiga e acolhedora" ...


"Modesta vivenda de campo" ...


"Recanto perdido do Rio Grande" ...


Foto: detalhe da datação de 1862.
"Aspecto simples e pitoresco" ...




Foto: detalhe da datação de 1910.





"Mobiliada com austeridade" ...



Crédito das fotos: repórter Patrícia Miranda, do Jornal do Povo.
Fragmentos: matéria "Uma viagem ao Irapuazinho" do jornal 'O Comércio' de 10 de setembro de 1930.
Descrição preparada para o Semanário Actualidades pelo escritor De Souza Júnior, que esteve na época em visita à Cabana.
Acervo das fotos: COMPAHC, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário