Orgulho!

Orgulho!

terça-feira, 19 de abril de 2011

TOMBAMENTO DO TEMPLO

Notícia do Jornal do Povo:
18/04/2011
20h30 por Patrícia Miranda

TEMPLO MARTIM LUTERO SERÁ TOMBADO NESTA TERÇA-FEIRA

Prefeito Sérgio Ghignatti vai assinar o decreto no culto festivo da comunidade


O Templo Martim Lutero, no Bairro Rio Branco, entrará na noite desta terça-feira para o Livro Tombo de Cachoeira do Sul, onde já integram outros 11 prédios históricos para a comunidade.

O prefeito Sérgio Ghignatti assinará dentro do próprio templo, durante o culto festivo em comemoração aos seus 80 anos de inauguração, o decreto que oficializa o prédio como patrimônio tombado.

A pesquisa que possibilitou levantar todos os aspectos históricos e arquitetônicos do Templo Martim Lutero foi feita pela professora aposentada Nelda Scheidt, que contou com o apoio da arquiteta Elizabeth Thomsen e a professora Regina Buss.

O presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc), Miguel Felippe de Moraes, observa que o Templo Martim Lutero será o primeiro bem cachoeirense a ser tombado interna e externamente, com descrição inclusive de todos os bens que estão dentro do prédio atualmente.

"Sinos, altar, pia batismal, bancos, púlpito, crucifixo, vitrais, está tudo descrito", observa Moraes. Ele acrescenta que, apesar de parecer que o tombamento do templo tenha sido algo rápido, ele seguiu todos os passos dos demais. No entanto, como contou com a colaboração de pessoas da comunidade para fazer toda a pesquisa, ele já chegou pronto para o Compahc analisar e enviar para o prefeito providenciar do decreto. A pesquisa iniciou em março de 2010.

CONSERVAÇÃO

Moraes destaca ainda que o Templo Martim Lutero será o prédio tombado de Cachoeira do Sul mais bem conservado e sem interferência no que mostra a planta original. O segundo prédio mais bem conservado hoje é o do Jardim de Infância do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, que fica na mesma quadra do templo.

Imagem: Jardim de Infância do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco
Foto: Renate Aguiar (2010)


ATENÇÃO

O próximo tombamento que está sendo planejado pelo Compahc é da primeira planta de Cachoeira do Sul*.

* A planta está em processo de restauração em Porto Alegre (RESA)

PARA SABER MAIS

Os bens tombados de Cachoeira do Sul

1 - Jardim de Infância do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco
2 - 1º prédio do HCB
3 - Casa da Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha
4 - Câmara Municipal de Vereadores
5 - Fachada da União de Moços Católicos
6 - Catedral Nossa Senhora da Conceição
7 - Casa de Câmara e Cadeia (Prefeitura)
8 - Knorr e Eissner (Unibanco)
9 - Fachada do Coliseu
10 - Casa da Aldeia
11 - Estação da Ferreira
12 - Templo Martim Lutero (decreto será assinado hoje)

IMPORTANTE

O culto festivo do Templo Martim Lutero inicia às 19h30min, com apresentação dos corais Martim Lutero e Jubilarte, da aluna do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, Mayne Dottes Sortica, acompanhada da professora Simone Bicalho e do músico Esequiel Rosa no violão.


"AMÉM"!

Crédito da matéria: Jornal do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário