Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

PATRIMÔNIOS PERDIDOS

O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO SEGUE SOB ATAQUE!
A estátua, uma peça única de 3m de altura e pesando 15 toneladas, foi destruída no dia 27 de junho.
Esculpida em calcário no século 1 a.C., o Leão de Al-Hat foi descoberto em 1977 por uma missão arqueológica polonesa no templo de Al-Lat.
"Nós a tínhamos coberto com uma chapa de ferro e a cercado com sacos de areia para protegê-la dos bombardeios, mas nunca imaginamos que o Estado Islâmico viria à cidade de Palmira para destruí-la", acrescentou o diretor.
Lar das antigas ruínas mundialmente famosas e declaradas como patrimônio mundial pela Unesco, agência das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), a cidade de Palmira foi tomada pelos militantes do Estado Islâmico no fim de maio deste ano. Mas o tráfico de objetos históricos da cidade começou antes da chegada da E.I.
"No Iraque, um quinto dos cerca de dez mil locais mundialmente reconhecidos esteve sob o controle do E.I. e foi bastante saqueado. E não se sabe o que houve com milhares de outras áreas", disse Irina Bukowa, diretora-geral da Unesco.
Segundo a diretora, alguns sítios foram tão saqueados, que já não têm nenhum valor para os historiadores e arqueólogos.
Irina Bokowa agora também se preocupa com o patrimônio da Líbia, onde o E.I, já assumiu a autoria de ataques terroristas recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário