![]() |
As filhas de Nicolau e Alexandra |
![]() |
O último baile dos Romanov (1917) |
Aleksandr Sokuróv, diretor de Arca Russa não me parece uma
pessoa normal. Faz um filme em um único plano-sequência de 97 minutos, nos dias
da edição videoclipesca, porém com uma câmera digital. Faz um filme de arte,
com arte e também sobre arte – o filme se passa todo no Museu Hermitage, em
São Petersburgo, Rússia – porém com produção alemã, pois no país dele não houve
e não há respaldo a seu trabalho, basta ver a frase que abre este artigo e o
fato de que o filme não havia estreado na Rússia quase um anós após sua estreia
na Europa.
Arca Russa, em pouco mais de uma hora e meia, transita por
entre 35 salões, salinhas e corredores de um dos principais museus do mundo, o
Hermitage, utilizando-se de quase 3 mil figurantes e contando parte de 300 anos
da Rússia. No filme, encontramos Pedro, o
Grande, Catarina, a Grande, Catarina II, Nicolau e Alexandra Romanov e
também a princesa Boris, que dirigiu a casa por 34 anos.
Algumas considerações sobre o Hermitage: a casa guarda mais de 3 milhões de obras dos séculos XVIII e XIX em seu acervo, mas só consegue mostrar 5% delas. O lote inclui a segunda maior coleção de Rembrandt do mundo, além de vastas coleções de arte flamenca, pintura impressionista mobiliários de valor incalculável e até uma grandiosa frota de carruagens douradas.
![]() |
As escadarias esplendorosas |
![]() |
Pedro, o Grande |
![]() |
O último baile |
Mas não podemos fechar os olhos para uma visão que se detém
nos grandes acontecimentos do palácio, nos seus czares, bailes grandiosos,
obras de arte e riquezas, mas que se esquece da existência de uma Rússia fora
do palácio. Quando a mostra é na representação de um único homem, que constrói
caixões para os mortos da II Guerra Mundial.
Sokúrov não foi o primeiro a fazer um longa em
um único plano-sequência. Hitchcock em Festim Diabólico já havia ditado as
regras, porém tendo de buscar cortes às escondidas, devido à impossibilidade de
rodar tudo em um único plano, por causa do tamanho do filme. Mais recentemente,
Mike Figgis apresentou seu Time Code, com uma tela dividida em quatro, em que
quatro planos-sequência acontecem simultaneamente e em determinados momentos se
intercalam. Porém, a magnitude da obra de Sokúrov, a coordenação de milhares de
figurantes e atores, os sete meses de ensaios, a viagem nostálgica que faz no
filme , a força de cenas complexas como o último baile da família Romanov, em
1917, a aula de história e arte e a criatividade do diretor colocam Arca Russa
como um marco na produção cinematográfica mundial. ![]() |
Durante o cerco a Leningrado, hoje São Petersburgo, que durou 900 dias parte das preciosidades do Museu puderam ser evacuadas |
![]() |
As pessoas congelavam com o frio de -30ºC, sem ter o que comer, morriam 1000 pessoas de fome por dia nos piores dias do cerco |
![]() |
O cerco só afrouxou quando o Lago Ladoga congelou e permitiu a chegada de caminhões com alimentos. Mesmo assim muitos afundaram no gelo e outros tantos foram alvo da artilharia ou da Luftwaffe |
Reportagem do Caderno de Cultura da Zero Hora
5 de abril de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário