Orgulho!

Orgulho!

domingo, 23 de janeiro de 2011

AS BANDAS, OS LUGARES E A IMPRENSA E A CARTA MISTERIOSA

I – Orquestra do Coliseu: nos primeiros tempos dos filmes mudos os cinemas possuíam suas próprias orquestras.

II – Banda Musical Estrela Cachoeirense: em 1911 é fundada a banda de música Popular, sob a regência de João Manoel da Motta Curto. Antecede-lhe a Banda Floresta, sob a regência do maestro Marco Ferrão (1899). Sucedem-lhe as bandas Estrela Cachoeirense, de Miguel Iponema, Lira Cachoeirense e a Banda Municipal, sob a regência do maestro Rosa.

III – Colégio Elementar:fundado em 1915. Sua primeira diretora foi a professora Cândida Fortes Brandão. Em 1929 deu lugar a Escola Complementar, sob a direção da professora Laura de Azambuja Marques.

IV – Coliseu Cachoeirense: em 1913 foi aquirido por Manoel da Costa Jr. O Cinema Familiar que era propriedade dos Irmãos Pohlmann desde 1911, cuja fundação por Pedro Fortunato Batista Alegri e Vitório Livi, com o nome de Cinema Parque, data de 1910. Na data de aquisição por Manoel da Costa Jr., passa a se denominar Coliseu Cachoeirense. Em 1921, ao ser adquirido por Henrique Comasseto, que constrói o atual prédio do Cinema Vitória, recebe a denominação de Cine Teatro Coliseu.

V - Jornal O Comércio: foi fundado em 1º de janeiro de 1900. Órgão comercial, noticioso e literário, de propriedade dos srs. H. Möller & Fº, possuía oficinas próprias. No início era semanal (quartas-feiras) e bilingue (português/alemão). Circulou até 28 de fevereiro de 1966.


Esta carta, cuja cópia está guardada no Arquivo Histórico Municipal Carlos Salzano Vieira da Cunha, foi escrita por Bilac logo após o seu regresso ao Rio de Janeiro. O mistério é: por que nela não consta a quem era endereçada? Alguém saberia responder?




Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1916.

Meu caro amigo. Recebi na cidade do Rio Grande a sua amável cartinha. A leitura das suas linhas deu-me alegria e tristeza: alegria, porque me deu a certeza de que deixei amigos na Cachoeira; e tristeza, pela ardente e viva saudade que me causou: saudade de Cachoeira e de toda a boa e generosa gente de Cachoeira, das “Camponesas”, da festa da Granja, das encantadoras horas daqueles radiantes dois dias que vivi nessa linda e carinhosa cidade ...
Só hoje posso escrever-lhe, porque, com a organização dos trabalhos da Liga, tenho tido grande acúmulo de serviço. A Liga vai de vento em popa. A campanha vai acesa. Estamos todos muito animados. Creio que até o começo do próximo ano


...



...
ficará acabada a constituição do Diretórios Regionais; e, então, o mecanismo principiará a funcionar: com perfeita regularidade.
Agradeço, com intensa comoção, o carinho das frases de sua carta. Peço que dê saudades minhas às lindas Camponesas, a toda a sua família, à família Pessoa e aos amigos Dr. Balthazar, Minssen, Gama, João Neves, Isidoro, Antunes de Araújo, Franklin Araújo, Arlindo, Coronel Borges, etc.
E aqui vai um grande abraço, saudoso do teu
amigo muito grato,


Olavo Bilac

Nenhum comentário:

Postar um comentário