Orgulho!

Orgulho!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pausa para saborear uma melancia ...

Consta atrás:
Leontino Bartmann com bandoneon.
O caminhão também usado como veículo de passageiros pertencia ao tio Affonso Bartmann*
Foto 1927
* Tio do meu pai, Carlos Augusto (de camisa branca à direita), irmão da mãe de Carlos, Marie Antoinette, minha avó paterna
Affonso 'Alfons' Bartmann teve sete filhos: Leontino Lindolfo (o rapaz do bandoneon), Mario Aldonivo, Arnaldo, Almiro, Herta, Lauro e Márcia**.
** Uma das filhas de Márcia chama-se Marlene Friedrich Figueiró, professora, casada com Rômulo Figueiró, um dos proprietários da Fazenda farroupilha Lajeado, cuja história foi publicada no Jornal do Povo no dia 20 de setembro de 2012.

Na foto de 1917 ou 1918, o menino do bandoneon aparece ao lado do seu avô, o imigrante Jacob Moritz August Bartmann e da irmã, Hertha Bartmann (a menina de chiquinhas). 
Jacob nasceu em 1834 em Weilburg an der Lahn e era casado com Margaretha Weirich, nascida em 1844 e também nascida em Weilburg.

A Linha Contenda ou Rincão da Porta compõe uma área de colonização conhecida como Colônia Santo Ângelo da qual fizeram parte os atuais municípios de Agudo, Paraíso do Sul, parte de D. Francisca e Cachoeira do Sul.
Foi uma antiga colônia oficial  organizada pelo governo da Província de São Pedro do Rio Grando do Sul com o apoio do Império. A sua fundação foi decretada pela lei Provincial de 30 de novembro de 1855. Entretanto, seu povoamento só foi iniciado em 1857.

Fonte: História da Colônia Santo Ângelo, William Werlang

Nenhum comentário:

Postar um comentário