Foto superior: Estação Cachoeira por volta de 1900 (Museu Municipal)
Foto inferior: Estação Ferreira, data desconhecida (COMPAHC)NOSSA ESTAÇÃO CACHOEIRA
ESTÁ INSERIDA NESTA
BREVE LINHA DO TEMPO
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1845
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Ano da
Lei Bill Aberdeen que permitia aos ingleses interromper o fluxo de navios
negreiros provenientes da África para a América. Autorizava a Marinha do Reino Unido a interceptar os navios negreiros
brasileiros e submetia suas tripulações a tribunais.
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1850
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Em
1850, seria aprovada a Lei Eusébio de Queiroz, proibindo o tráfico de
escravos no Brasil. O efeito imediato desta lei é liberar recursos de
capitais antes investidos nessa atividade. É deste ano o início da
implantação do transporte ferroviário, período em que o Império procura
consolidar-se enquanto nação unificada e desvinculada de Portugal.
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1854
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Inaugurada
no Rio de Janeiro a primeira estrada de ferro do Brasil, empreendida pelo
industrial nascido no Rio Grande do Sul, Irineu Evangelista de Souza, o Barão
de Mauá.
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1855
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O
Império organiza a empresa Estrada de Ferro Dom Pedro II.
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1858
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A rede
ferroviária já conta com seus primeiros 48 quilômetros
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1866
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Início
da história ferroviária no Rio Grande do Sul
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1870
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Incorporada
na Inglaterra a empresa “The Porto
Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited” com ações
lançadas no mercado londrino
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1874
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Inauguração
da primeira seção da estrada de ferro compreendida entre Porto Alegre e São
Leopoldo. Extensão: 33.756
metros. É a primeira ferrovia do Rio
Grande
do Sul
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1877
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Início
das obras da Estrada de Ferro Porto Alegre - Uruguaiana
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1883
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CONSTRUÇÃO
DA ESTAÇÃO FÉRREA DE CACHOEIRA DO SUL, como parte da primeira seção Porto
Alegre - Uruguaiana
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1884
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A
Estrada de Ferro Rio Grande – Bagé inaugura seu primeiro trecho. O traçado
pretendia interligar Rio Grande,
Pelotas e Bagé
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1885
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A
ferrovia prossegue rumo a oeste. Neste ano atinge Santa Maria
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1885
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13 de
outubro. CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE FERREIRA
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1894
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Estabelecida
ligação ferroviária com Cruz Alta a partir da capital
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1910
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A mesma
ferrovia atinge a fronteira norte do do Estado, no ponto do atual município
de Marcelino Ramos, passando por Passo Fundo
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1916
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Olavo
Bilac chega em viagem de trem a Cachoeira do Sul para conferências cívicas e
literárias
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1920
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Criação
da Viação Férrea do Rio Grande do Sul
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1922
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A
expansão da estrada Porto Alegre – São Leopoldo atinge o município de Canela
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1959
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Extinção
da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e encampação pela Rede Ferroviária
Federal
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1973
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21 de
maio. Inauguração da nova gare da RFFSA no bairro Oliveira
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1974
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7 de
janeiro. Inauguração da Variante de Cachoeira do Sul.
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1974
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Jornal
do Povo: 22 de dezembro. A iminente compra da área da RFFSA é considerada
vitória de Pedro Germano
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1975
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Jornal
do Povo: 17 de abril . Poder Executivo cachoeirense mobiliza-se para adquirir
junto à RFFSA a área da antiga Estação Ferroviária
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1975
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Jornal
do Povo: 22 de maio. Confirmada a aquisição da Estação Ferroviária com 20% de
entrada do valor e o restante em 60 parcelas
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1975
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1º de
junho. Prefeitura inicia obras na área que pertenceu à Viação Férrea.
Manchete do jornal: “Obras Iniciam Amanhã”.
Em
tese, é a data do início do processo de retirada do trilhos e demolição da
Estação Cachoeira e de todas as construções que compunham o espaço.
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1975
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Em
tese, é a data/ano do início e da conclusão do processo de retirada dos
trilhos e demolição da Estação Cachoeira e de todas as construções que
compunham o espaço.
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1991
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Desativada
a linha Porto Alegre - Uruguaiana
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1992
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A Rede
Ferroviária Federal é incluída no Programa Nacional de Desestatização do
governo Fernando Henrique Cardoso.
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1993
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Permanecia
ativa somente uma linha, que saía de Porto Alegre às 8 horas e 20 minutos
passando por Cachoeira às 15 horas, com destino a Livramento.
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1996
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Passagem
do último trem. Os trens húngaros são desativados.
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1996
a 1998
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Privatização
da Rede Ferroviária Federal. Transferência de sete malhas ferroviárias para a
iniciativa privada
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