Fonte: Introdução à Sociologia de Pérsio Santos de Oliveira.
SECULARIZAR: o capitalismo reduz TUDO às leis de MERCADO.
"INCLUSIVE um dos mais belos recantos de Cachoeira, junto ao SÍMBOLO Igreja Santo Antônio".
RESA
JORNAL DO POVO, 08 e 09 DE DEZEMBRO DE 2010
OBRAS DO BISPÃO COMEÇAM SOB PROTESTO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPERmW12sEkSUt3rImf95FRcmZZ58PMWT0i8SMzOPFxF-okEIyO9X3M9li2S12xWUBInXMGmptthjp2j4SEvhzFcdjRE8QDfMmgleuRTdPd29vaNLWFvd_P1oyJwx5LX4sHfyfTIC4gdg/s400/Protesto_espig%25C3%25A3o_1.bmp)
Fiéis da Santo Antônio são contra a obra, pois temem abalo à estrutura da igreja
PATRÍCIA LOSS (Fotos e Texto)
Começou ontem a terraplenagem da parte dos fundos da área da Igreja Santo Antônio, onde será construído um condomínio de 24 apartamentos, prédio chamado popularmente de Bispão. Mas o início das obras, que era para ser comemorado, acabou sendo marcado pelo protesto de oito fiéis da Santo Antônio. Liderados por Itassusa Avena, eles disseram representar em torno de 90% da comunidade da igreja que seria contrária à obra. A manifestação foi silenciosa e contou apenas com lamentações e colocações de faixas com expressões “Espigão, não” e “Vão terminar com a casa de formação” no muro da Santo Antônio.
A principal queixa dos católicos que protestaram ontem era quanto à estrutura do templo da Santo Antônio. “Os caminhões e máquinas que estão transitando por aqui podem abalar a igreja, que tem mais de 70 anos e recentemente foi restaurada”, destaca Itassusa. Outra preocupação é com a casa de formação da paróquia, que ficará a cerca de seis metros do condomínio. “Este imóvel é usado para retiro, encontros e meditação. De que forma se poderá ter concentração ao lado de um prédio com mais de 100 moradores?”, questiona.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFEE8LkBiP-Ih3h4wFuv1io0Crf1Hrkqmmet8WoQMG-7lsBDj_9BPOGwQ5qVdmZeTxUydrRNuKXVNYpioF9K9J1YwOMV2TzqomJr5OpnByAasLGcKj_bejVy8TTMHgnDTaAy0v4BDPJwI/s400/Protesto_espig%25C3%25A3o_3.bmp)
ÁRVORES - Itassusa Avena lamenta ainda o corte de pelo menos 20 árvores para a obra, processo autorizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e que foi acompanhado na manhã de ontem pelo futuro secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Witeck. A última cartada dos católicos para barrar a obra foi a entrega de um abaixo-assinado com mais de 2,5 mil adesões para o Ministério Público. Antes de acionar a Justiça, o grupo se reuniu com o bispo dom Irineu Wilges, mas ele não voltou atrás da decisão de erguer o condomínio na área dos fundos da Santo Antônio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3t44UxwzscNiYEbDhg_nPwIm807G7GkEyfSleQH9jyeNlLHQ5xwxfSjiEHEh50K4h72cmmaw6tA2ZW0v_U_LvdG1aPdPUB28JTFMjp837xrttgw7aRqKTn4UtFv9QiS6SMdx99-qJUt4/s400/Protesto_espig%25C3%25A3o_2.bmp)
O NÚMERO
6
Total de andares do Bispão, que terá sete pavimentos, um deles a cobertura, com quatro apartamentos. No térreo funcionará a recepção e os acessos aos elevadores. As garagens serão no subsolo. O residencial será gradeado e com portão eletrônico.
Oito apartamentos negociados
Dos 24 apartamentos do Condomínio Renascença, conhecido popularmente por Bispão, oito já estão reservados e em fase de efetivação de contratos, o que viabiliza o início das obras. A preparação da área deverá se estender até o final do ano. No início de 2011 o prédio deverá começar a ser erguido pela Construtora Líder.
Os apartamentos serão construídos em terreno da Mitra Diocesana na Avenida Presidente Vargas, ao lado da Igreja Santo Antônio. A permuta da área já está assinada e, em troca do terreno, a Igreja Católica receberá um apartamento e três garagens, o correspondente a 7% do empreendimento, orçado em R$ 4,5 milhões.
A obra deverá ser concluída em dois anos e meio e os apartamentos podem ser financiados diretamente pela Líder. Além da construtora, a Imobiliária Rodrigues está negociando os imóveis. A venda é na planta e os apartamentos serão padrão, com dois dormitórios, dois banheiros e demais dependências, variando entre 80 e 90 metros quadrados cada.
Obra é consenso dos padres
O ecônomo da Mitra Diocesana, o padre Edson Pereira, afirma que a construção dos apartamentos foi consenso entre os padres de Cachoeira do Sul. “O bispo dom Irineu Wilges tinha autonomia para tomar a decisão sozinho, mas ele optou por consultar os padres antes de iniciar as tratativas”, ressalta. O padre Edson acrescenta que a igreja fez uma reunião de esclarecimento aos fieis, onde foi afirmado pelos engenheiros da obra que a estrutura da Igreja Santo Antônio não sofreria danos.
O padre Edson estava em Santa Maria ontem e estranhou a manifestação dos católicos contrários à obra. “Todos foram convidados para o encontro de tira-dúvidas sobre o projeto”, acrescenta. O ecônomo da Mitra frisou que a construção está tendo todos os encaminhamentos legais, inclusive com autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para a derrubada das árvores. “Há um contrato firmado entre a Mitra Diocesana e a Construtora Líder”, observa o padre, reiterando que a obra vai sair.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmfkEErOuloZG5iqE5o33WRHXqjZvTftbKCiqmuDeV1zLDVk_Kpq301mUfJKbaOJfyCBWT4znShsVIaT6zVWFRF26YXzF9QqBTWt5TMCQYiaSd8YckNsNSOOCPX5R32LA_1ZwqqJe43So/s400/Protesto_espig%25C3%25A3o_4.bmp)
Como era antes da derrubada das árvores
Foto: 24 de agosto de 2010
Renate Aguiar
Não tenho religião porém leio a Bíblia, não sou marxista, porém sou fã e leio Marx.[RESA]
A Bíblia continua cada vez mais atual. [Anna Luise Schmidt Chagas, 23 de agosto de 1992]
A verdadeira riqueza
Mateus 6:19-21
- Não ajuntem riquezas neste mundo onde as traças e a ferrugem destróem, e onde os ladrões arrombam e roubam. A contrário, ajuntem riquezas no céu*, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
*Cada um de nós pensa o seu céu. O céu não está neste empreendimento especulador que profana um lugar sagrado que deveria TER SIDO MANTIDO ÍNTEGRO, ORIGINAL. O céu ESTAVA neste pequeno bosque, nas cercanias, na fé e ESTÁ na esperança dos católicos que frequentam o templo. ESTAVA entre os fiéis que deliciavam-se com o recanto verde povoado de pássaros, formigas, borboletas, larvas.
Francisco de Assis TAMBÉM NÃO APROVOU a venda dos terrenos (obtidos POR DOAÇÃO).
Renate
Cara Renate.
ResponderExcluirEncontrei no teu blog um post sobre o Lezama.Gostaria de entrar em contato com a obra poética dele. Poderias me ajudar?
Calino Pacheco Filho
calino.filho@gmail.com
Bom dia, Calino!
ResponderExcluirObtive este poema através da amiga escritora Célia Maciel, grande apreciadora da obra dele e que reside em Porto Alegre.Vou enviar para ti, através de e-mail o endereço eletrônico dela.
Renate